Confira dicas caseiras para reduzir a febre

Fernanda Lima
Sugestões podem dispensar o uso de remédios, que em alguns casos, não são necessários. Orientações incluem banho morno e compressas de água fria

Beber bastante líquidos ajuda a baixar a temperatura do corpo e previne casos de desidratação.


A febre surge quando o corpo aumenta sua temperatura acima do normal, que é 37°. A causa pode ser a presença de vírus no corpo, infecção bacteriana, insolação, queimaduras do sol e certas condições inflamatórias, como artrite reumatoide,além de alguns medicamentos e drogas, como antibióticos usados para tratar a pressão alta e convulsão, ou reação adversa a algumas vacinas.

Segundo o Dr. João Luiz Carneiro, clínico geral do Hospital VITA (Curitiba-PR), os sintomas associados a febre são suor, tremedeira, dor de cabeça, dores musculares, perda de apetite, desidratação e fraqueza geral. Já febres mais altas, entre 39,4°C e 41,1°C, podem causar alucinação, confusão, irritabilidade e convulsão.

Ela pode ser medida através de um termômetro de mercúrio ou digital colocado nas axilas, boca ou ânus do paciente. O especialista também explica que febre não é uma doença. Ela é caracterizada por uma reação natural do organismo e desaparece em até três dias. Quando isso não ocorre, é preciso procurar um médico.

Em adultos, embora desconfortável, a febre não costuma ser motivo de preocupação. Já em crianças e bebês, uma temperatura ligeiramente elevada pode indicar uma infecção grave. Embora os remédios sejam vendidos livremente, o ideal é toma-los com orientação médica, pois nem sempre é necessário medicar a febre.

Dicas caseiras para diminuir a febre

Banho morno
Ainda hoje é comum ouvir que a febre diminui após um banho frio. Contudo, segundo especialistas, a água gelada pode levar a um aumento da frequência cardíaca, que já está elevada por causa da febre. Por isso, a recomendação é que a ducha seja com água morna. Isso fará com que o paciente recupere sua temperatura ideal. 

Repouso
Como o aumento excessivo da temperatura corporal tem o poder de acelerar os batimentos cardíacos, o repouso é indicado, pois evita que o corpo fique sobrecarregado.

Compressas frias no tronco e membros
Para isso, use uma toalha úmida ou uma bolsa térmica em temperatura mais fria no tronco e nos membros. Geralmente, a temperatura da água fria de uma torneira já é suficiente. A medida não é indicada quando o paciente se queixa de muito frio, pois ele pode se sentir mal em contato com a umidade.

Usar tecidos de algodão 
Vestir moletom ou alguma camiseta de algodão ajuda a ventilar melhor o corpo e a reduzir a sensação de desconforto, principalmente durante o sono, quando o paciente pode suar excessivamente. 

Tomar bastante líquido
Beber muita água e líquidos em geral, é essencial para baixar a temperatura do corpo e prevenir casos de desidratação. A febre faz o corpo suar mais que o necessário, por isso é importante repor os líquidos perdidos.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto