Nutricionista ensina como armazenar alimentos e fazê-los durar mais

Fernanda Lima
Legumes, verduras e frutas devem ser guardados dentro ou fora da geladeira? Simone Bach ensina como armazenar 10 alimentos e dá dicas práticas para conservá-los melhor

Na geladeira ou em temperatura ambiente? Saiba como armazenar determinados alimentos.


É melhor armazenar o ovo dentro ou fora da geladeira? E o tomate? E a cebola? Dúvidas como essas são comuns para a maioria das pessoas que voltam do supermercado ou da feira. Muitas acabam colocando no local errado, o que pode prejudicar a durabilidade do alimento e até reduzir os seus nutrientes. 
 
Com a ajuda da Simone Bach, nutricionista e criadora do canal Cozinha Bach, no Youtube, A Revista da Mulher preparou lista dos 10 alimentos que mais costumam suscitar dúvidas na hora de armazenar. 
 
A nutricionista ainda dá a dica de armazenar os alimentos em potes herméticos de vidro, ao invés de plásticos. "Eles armazenam melhor e não trazem nenhum malefício para a saúde", explica. Além disso, ela sugere evitar deixar a geladeira muito cheia, pois isso dificulta a circulação do ar, afetando sua temperatura. Confira agora a lista dos 10 alimentos que separamos para você!  

Top 10 - Armazene corretamente os alimentos

Cebola

Antes de serem descascadas, as cebolas devem ser armazenadas em local seco e de preferência penduradas em telas ou meia calça velha. Após descascadas, podem ser armazenadas no freezer dentro de sacos herméticos na forma picada, em rodelas ou pedaços maiores por até 10 meses. Na geladeira, após descascadas, devem ser armazenadas na gaveta dos vegetais e devem ficar longe das batatas, pois a umidade deste tubérculo pode afetar sua conservação.  

Ovo

Ovos crus com casca podem ser armazenados na geladeira por até 14 dias. O ideal é deixá-los nas prateleiras de baixa da geladeira, e não na porta, onde ocorre uma variação grande de temperatura. Cozidos, podem ser armazenados na geladeira por até 24 horas 
sem casca ou até 3 dias se estiverem com casca.

Àqueles que quiserem congelar o ovo, é recomendado separar a gema da clara. A dica é bater a gema com um garfo e adicionar 1 pitada de sal ou açúcar - dependendo se será utilizada em receitas doces ou salgadas -, para evitar que fique com uma textura gelatinosa. Nas claras não é necessário adicionar nenhum ingrediente.  

Tomate

O armazenamento do tomate depende de seu estágio de amadurecimento. Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor. Já tomates verdes devem ser armazenados dentro de uma cesta de madeira ou vime para estimular o amadurecimento.

Tomates muito maduros devem ser armazenados dentro da geladeira e se conservam bem por até 3 dias. Outra dica é utilizar os tomates muito maduros para preparar molho de tomate caseiro em grande quantidade. O molho pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. 
 

Batata

As batatas cruas devem ser armazenadas fora da geladeira, em local fresco, arejado e sem luz para melhorar sua conservação. Após cozidas devem ser armazenadas por até 3 dias na geladeira e não é recomendado o congelamento da batatas inteira ou em pedaços, pois ao ser descongelada ela fica aguada e pouco palatável. A recomendação é congelar em forma de purê.

Manjericão

Existem 4 formas de armazenar o manjericão:

1) A primeira seria colocá-lo em um vaso com água (sem lavar as folhas). É importante cortar os caules na diagonal para que a planta absorva melhor a água, manter em um ambiente longe do sol e trocar a água todos os dias. Desta forma ele se conserva de 7 a 10 dias.

2) A segunda forma seria armazená-los levemente úmidos em um pote de vidro bem fechado na geladeira após sere higienizado. Assim, ele se conserva por até 1 semana. 

3) Também é possível picar a erva e congelar no azeite de oliva por até 3 meses. É uma ótima opção para acrescentar em molhos ou preparar refogados. 

4) Outra maneira de armazenar seria bater o manjerição com cebola e alho e misturar com o sal marinho para preparar o sal de ervas. Assim ele se conserva por até 3 meses na geladeira. 

Pepino

A umidade dificulta a conservação dos pepinos, então o ideal é armazenar em temperatura ambiente. Na geladeira, se conserva bem na gaveta dos vegetais dentro de sacos plásticos por até 5 dias. Após cortá-los em rodelas, o ideal é armazená-los em potes de vidro bem fechados para melhorar a conservação e manter o sabor e a textura. Também existe a opção de preparar conserva feita com vinagre de maçã para aumentar o tempo de conservação.
 

Cenoura

Deve ser armazenada na geladeira, na gaveta de vegetais. Se ela for orgânica não há necessidade de descascar. Já ralada, pode ser armazenada em um pote de vidro hermético na geladeira por até 5 dias. 

Na forma picada ou em rodelas é importante realizar o processo de branqueamento, que consiste em cozinhar no vapor por 3 minutos para inativar as enzimas que causam a deterioração e transferir imediatamente para um travessa com gelo e água para interromper o cozimento. Após o processo de branqueamento, ela pode ser armazenada por até 10 dias na geladeira ou 10 meses no freezer. 

Gengibre

Fresco na geladeira pode ser conservado por até 3 semanas. Já no freezer se mantém bem por até 6 meses.

Alho

Semelhante ao armazenamento da cebola, o alho deve ser armazenado em um local seco e de preferência pendurados em telas ou meia calça velha. A refrigeração faz o alho deteriorar por causa da umidade. As cabeças inteira podem se conservar bem por até 8 semanas, Já os dentes separados podem ser guardados por até 10 dias. Ele pode ser armazenado picado na geladeira por até 1 semana e não é recomendado o congelamento. 
 

Limão

Pode ser armazenado na geladeira ou em temperatura ambiente por até 2 semanas. Para congelar, é necessário descascar antes e acondicionar em um saco hermético por até 12 meses.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto