Sem medicamentos: dicas caseiras contra dor de cabeça

Etiene Resende

A cabeça pode começar a doer por diversos motivos, mas nem sempre é preciso tomar remédios; conheça dicas caseiras para acabar de vez com esse incômodo

Especialista afirma que existem diversos tratamentos alternativos para a dor de cabeça.

 

Ela sempre aparece quando menos esperamos e consegue rapidamente estragar o nosso dia. A dor de cabeça pode ter diversas causas, pois se trata de um sintoma presente em várias doenças. Mas nem sempre é preciso tomar um medicamento para acabar com este incômodo. 

Foi pensando em buscar alternativas para acabar de vez com a dor de cabeça, mas sem precisar se intoxicar com remédios, que A Revista da Mulher buscou a opinião de Vanessa Cardoso, especialista em cura natural. Segundo ela, a utilização de outros métodos para a cura de problemas corriqueiros, como a dor de cabeça, pode trazer um ganho significativo para a saúde. 

“É muito comum ouvirmos das pessoas que um medicamento ajuda a amenizar uma dor, mas causa outros incômodos que nos fazem pensar se vale realmente a pena. Assim, os métodos alternativos, seja por massagem, chás ou outras práticas, se tornam muito mais eficazes”, afirma.

Dicas caseiras contra a dor de cabeça

A especialista lembra que a causa da dor de cabeça pode estar relacionada aos maus hábitos do próprio indivíduo.  Por isso, rever a rotina diária é o primeiro passo para acabar com este problema. “O fato de não ingerir a quantidade certa de água, passar um longo período sem se alimentar ou o excesso de estresse no trabalho podem ser os responsáveis pelo problema, o que pode ser solucionado com apenas uma readequação desta rotina”, explica.

Outra possibilidade é buscar nas técnicas de relaxamento e meditação uma maneira de sair de uma rotina turbulenta e reencontrar a harmonia entre o corpo e a mente. “Existem diversos estudos que comprovam o poder da meditação e do relaxamento na prevenção e até mesmo no auxílio ao tratamento de diversas doenças”, destaca Cardoso.

Se for complicado encontrar um lugar para relaxar ou meditar, tente pelo menos fazer uma caminhada ou mesmo uma corrida leve. “Estes exercícios simples também ajudam a reduzir o estresse, uma das principais causas da dor de cabeça comum, principalmente se for possível ir até um lugar mais tranquilo e perto da natureza, como um parque, por exemplo”, ressalta.

Em casa ou em um local tranquilo, é importante deitar com os pés apoiados em um local mais alto (acima do nível do corpo). “Nesta posição, respire fundo por pelo menos dez vezes seguidas e depois continue na mesma posição, de olhos fechados. Isso ajudará a aliviar imediatamente a dor”, afirma a especialista.

Tomar um banho relaxante ou aplicar uma bolsa de gelo também podem contribuir muito para aliviar as dores de cabeça, assim como fazer uma leve massagem no local onde a dor é mais intensa. “Você pode usar os polegares para fazer movimentos rotativos na testa, nas têmporas, topo da ou nuca, sempre intercalando com uma leve pressão entre 10 e 20 segundos. Os resultados são imediatos”, destaca.

Chás e remédios caseiros

Algumas receitas são passadas por gerações e podem também ser uma boa pedida em caso de dor de cabeça, mas é preciso ter cuidado para não errar. "Minha avó e também minha mãe sempre fizeram o próprio remédio para estes problemas corriqueiros e eu aprendi com elas antes de me especializar na área. Por ter consciência de todo o potencial que a natureza tem, gosto sempre de lembrar que a principal diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem, por isso é preciso ter cautela”, alerta.

A camomila, por exemplo, não possui contraindicação e pode ser tomada com frequência. Contra a dor de cabeça, basta amassar inco folhas da planta e colocar em meio copo com água, acrescentando em seguida uma pitada de bicarbonato de sódio. Aguarde três minutos depois beba toda a mistura.

O chá composto por capim-santo, calêndula e camomila também pode ser uma ótima alternativa, principalmente nos casos em que a dor de cabeça é decorrente do estresse. Estas plantas oferecem um efeito calmante e relaxante e ajudam a aliviar a dor e a tensão.

Para fazer a receita, pegue um punhado de cada planta e coloque em um litro de água fervente, apagando o fogo em seguida e mantendo o recipiente tampado por pelo menos 15 minutos. Depois é só coar e beber o chá morno. Se quiser adoçar, é melhor que seja com mel, para evitar a adição de produtos processados.

Outro grande aliado contra as dores de cabeça é o chá de gengibre: para fazer, basta picar pequenos pedaços da raiz em um recipiente com água fervente, tampando em seguida e deixando descansar fora do fogo. Depois é só coar e beber o chá. O efeito da mistura pode ser potencializado caso seja acrescentada uma porção de alecrim.

Vale lembrar que a dor de cabeça constante ou acompanhada de outros sintomas deve ser investigada por um médico, pois pode ser sinal de um problema maior. 

 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto