Bicarbonato de sódio: descubra os benefícios para a saúde e o dia a dia

Etiene Resende

Descubra as maravilhas que o bicarbonato de sódio pode fazer com dicas simples para facilitar sua vida 

Mais do que um simples remedinho caseiro: bicarbonato de sódio possui outras diversas funções.

 

Cada vez mais as pessoas se surpreendem com a versatilidade do bicarbonato de sódio, produto que se tornou uma espécie de coringa dos tempos modernos. Antes muito usado no tratamento de alguns problemas de saúde, agora, ele é também um grande aliado quando o assunto é a limpeza doméstica.

Para a especialista em cura pela natureza, Vanessa Cardoso, o bicarbonato de sódio possui a vantagem de ser encontrado facilmente em diversos estabelecimentos, além de ter um custo bem baixo. “É um produto que qualquer pessoa tem a possibilidade de adquirir e que tem diversas funções em casa”, destaca.

Bicarbonato de sódio e a saúde

Em relação aos seus usos para a saúde, a especialista lembra que o bicarbonato de sódio tem propriedades antiácidas, o que contribui para tratar problemas de azia e má digestão. “Suas propriedades alcalinas ajudam a reduzir ainda a acidez na urina e no sangue”, afirma Cardoso.

Pacientes com diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros, também têm no bicarbonato de sódio um grande aliado. “Ele ajuda a diminuir os riscos de acidose metabólica, além de gerar um grande alívio em casos de acidose tubular renal”, reforça.

Uma função pouco conhecida do bicarbonato de sódio é a chamada antipruriginosa ou anti-coceira. Para garantir os resultados, é feita uma pasta com o produto que pode ser aplicada diretamente sobre a pele. 

Outra contribuição importante do produto é no sentido de proteger os pés das infecções microbianas e dos maus odores. “Basta aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio e óleos essenciais nos pés e está pronto”, afirma a especialista.

Vale lembrar que, como tudo na vida, é preciso ter cuidado com o uso excessivo do produto. “Se não for usado com cautela o bicarbonato de sódio pode causar espasmos, diarreia, fraqueza muscular, vômitos, e até mesmo problemas mais sérios”, alerta.

Usos em casa

Entre as funções mais conhecidas do bicarbonato de sódio em casa está a remoção de manchas de panelas, fogão e utensílios domésticos. Para garantir bons resultados, é preciso apenas pegar uma esponja com um pouco de detergente, acrescentar uma porção de bicarbonato e esfregar nos locais desejados.

O bicarbonato é também um excelente desentupidor de pia. Para isso, basta jogar um copo grande de vinagre, água e bicarbonato no ralo da pia e aguardar o resultado, que será visível alguns minutos depois.

O produto também é um grande aliado na hora de eliminar o mau cheiro da geladeira. E de maneira simples: em um pequeno pote (do tamanho de uma xícara), coloque bicarbonato nele e guarde na geladeira (vale também para armários e guarda-roupas). Com o tempo você perceberá como o odor vai sumindo aos poucos.

O bicarbonato de sódio facilita, ainda, a limpeza de paredes e rejuntes (inclusive de rabiscos feitos por crianças!). Para isso, é necessário usar uma esponja úmida, adicionar bicarbonato e esfregar nos locais sujos. Em casos mais complicados o nos rejuntes escurecidos pelo tempo, utilize uma mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada.

Se quiser acabar com os ácaros no colchão, travesseiros, sofá ou carpete, o bicarbonato também facilita o trabalho. É só espalhar o produto sobre as peças e deixar agir entre 10 e 20 minutos. Depois, utilize o aspirador de pó para tirar os excessos e pronto.

E para eliminar o cheiro de suor das roupas, o produto deve ser misturado com um pouquinho de água, em uma solução pastosa. O único cuidado que se deve tomar é em relação às roupas coloridas que podem manchar com o produto. 

 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto