Conheça os benefícios do chá chapéu de couro

Daniel Navas

O chá chapéu de couro combate inflamações de garganta, tem efeito diurético e ação anti-inflamatória. E a erva ainda é boa para a pele

Consumir chá chapéu de couro é melhora a saúde e garante uma pele mais bonita.


Quem sofre com tosses e dores de garganta pode incluir mais um aliado ao grupo de super-heróis para combater os problemas. E o melhor é que esse benfeitor é totalmente natural: o chá chapéu de couro.

Também conhecido como alismacéa, aguapé ou chá mineiro, a planta, que pode chegar a 1,5 metro de altura na sua fase adulta, é rica em sais minerais e antioxidantes que, juntos, são capazes de destruir os vírus causadores dos problemas na laringe e faringe.

Chapéu de couro faz bem para a pele

O chá chapéu de couro tem uma boa ação diurética. “Por isso, pode ser usado por pacientes em tratamento contra índices altos de ácido úrico ou até mesmo em pessoas que retêm muito líquido, que sofrem de inchaços”, aponta Regina Moraes Teixeira, nutricionista funcional, especialista em reeducação alimentar, fitoterapia em nutrição e nutrição gestacional.

Além disso, a bebida também pode atuar sobre problemas na pele, como  vitiligo, na tentativa de amenizar o aparecimento de manchas. “Sem esquecer que o chá de chapéu de couro tem ação anti-inflamatória, ajuda a controlar a gastrite, a artrite, artrose e reumatismo”, acrescenta Regina.

Coração fortalecido com a planta

E as benfeitorias não param por ai. A planta tem se mostrado eficaz no combate à hipertensão, foi o que apontou um estudo realizado pelo laboratório de farmacologia neurocardiovascular do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. 

Os pesquisadores chegaram à conclusão que o extrato da folha do chapéu de couro tem o poder de fazer os vasos sanguíneos relaxarem, baixando a pressão sanguínea.

“O ideal é que o chá de chapéu de couro seja consumido imediatamente ou até em 24 horas depois de preparado, para evitar a perda nutricional. E não ultrapasse de duas a três xícaras por dia”, ensina a nutricionista.

Alguns cuidados para consumo do chá 

Como qualquer tipo de erva, o chá chapéu de couro também requer atenção, principalmente para pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e renal. “Exatamente porque ele tem esse efeito de reduzir a pressão sanguínea”, alerta Regina. E para fazer o chá é muito simples. Veja só:

Receita de chá de chapéu de couro

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) cheia de folhas de chapéu de couro

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque 1 litro de água e espere levantar bolinhas do fundo da panela.
  2. Adicione as folhas e desligue o fogo.
  3. Deixe descansando de 8 a 10 minutos, com a panela tampada.
  4. Coe o chá e beba 2 a 3 xícaras ao dia sem adoçar. 

Copyright foto: iStock
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto