Não desperdice as sementes de melancia! Elas têm muitos benefícios

Daniel Navas

Da fruta, se come até o caroço. Entre as benfeitorias da semente de melancia, destacam-se as fibras e os antioxidantes

É possível preparar petiscos de semente de melancia  e aliar saúde ao prazer de comer.


Muitas vezes, na hora de comer uma melancia, as sementes são automaticamente desperdiçadas. Mas esse é um erro grave, afinal de contas, as sementes de melancia são ricas em diversos nutrientes que podem contribuir – e muito! – para a saúde.

A começar pelas proteínas. Segundo o International Journal for Natural Sciences, comer sementes de melancia é uma forma natural e saudável de incluir esses nutrientes na alimentação, o que ajuda a manter e até aumentar a massa muscular no corpo

Os pequenos caroços marrons ainda apresentam gorduras saudáveis, muito importantes no controle do colesterol. E por serem ricas em antioxidantes, as sementes de melancia combatem o envelhecimento precoce.

"Esse efeito ocorre porque atuam na redução dos radicais livres”, conta Regina Moraes Teixeira, nutricionista funcional, especialista em reeducação alimentar, fitoterapia em nutrição e nutrição gestacional.

Semente de melancia contra hipertensão

Além disso, o alimento contribui na dilatação dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle de doenças como hipertensão e aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias).

“As sementes de melancia também são ricas em ferro, zinco, magnésio e ácidos graxos poli-insaturados, dentre outros nutrientes. E por serem diuréticas, ainda estimulam o sistema renal, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e renais”, complementa a nutricionista.

E para quem sofre com intestino preso, as sementes de melancia podem ser uma ajuda e tanto, já que possuem muitas fibras, por isso têm ação laxante, melhorando o trânsito intestinal.

Caroços da melancia: quantidade e cuidados

Para conseguir todos esses benefícios, é indicado ingerir até 4 colheres de sopa de sementes de melancia por dia. E evitar ao máximo o excesso no consumo. Caso contrário, o excesso de fibras pode ocasionar efeitos colaterais como dores e inchaço abdominal.

“Por serem de difícil digestão, as sementes não são indicadas antes de dormir. Nesse caso, dê sempre preferência por picá-las ou triturá-las e coloque em saladas, sopas ou iogurtes”, ensina Regina. Mas, se a ideia for comer em outro horário, uma ótima dica é fazer as sementes de melancia como aperitivos.

Tira-gosto com sementes de melancia

E se mesmo com todos os benefícios da semente de melancia, ainda tem alguém torcendo o nariz para usá-las como alimento, a boa notícia é que é possível aliar saúde ao prazer de comer. A prova é a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de sementes de melancia
  • Azeite e sal a gosto
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

  1. Lave as sementes e seque-as;
  2. Depois, disponha em uma assadeira e regue com azeite e sal;
  3. Misture bem e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até ficar ao seu gosto;
  4. Espere esfriar e sirva.

Copyright foto: iStock

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