Conheça os chás para a gripe que podem aliviar os sintomas 

Ana Paula Cardoso

Quando o vírus da gripe se instala, algumas infusões e medidas naturais podem aliviar o mal-estar 

Chás para gripe acalmam e aliviam os sintomas da doença. © iStock


Desde os tempos mais remotos, receitas de chá para gripe com a finalidade de aliviar os sintomas da doença fazem parte da vida cotidiana. Mas será que realmente há chás que possam aliviar os sintomas da gripe? Especialistas dizem que sim.

“Há alguns chás que tem efeitos benéficos para a saúde e podem colaborar para diminuir os sintomas da gripe, dos resfriados e inflamações das vias aéreas superiores”, afirma o médico homeopata e especialista em acupuntura, Roberto Debski.

Como explica o médico, a gripe é causada pelo vírus influenza e há poucos medicamentos conhecidos para combater os vírus. A vacina antigripe é uma maneira de se prevenir, mas pode apresentar efeitos adversos. Logo, não é tão fácil livrar-se da gripe.

Propriedades dos chás para gripe

Por definição, chás são bebidas ricas em polifenóis, antioxidantes e estimulam a imunidade e os mecanismos de defesa. Neste caso, um chá para gripe pode ser tomado mesmo antes de o vírus se instalar.

Essas bebidas, portanto, aquecem o organismo e auxiliam na recuperação do bem estar. “Também aumentam a ingesta líquida, auxiliam a eliminar secreções das vias aéreas respiratórias, além de hidratarem o organismo”, completa o Dr. Debski.

Ingredientes básicos do chá para gripe

Ao contrário de vários medicamentos, esses chás não apresentam efeitos colaterais e são bem tolerados pela maioria das pessoas. Alguns ingredientes podem ser combinados para fazerem as infusões. Veja algumas ideais para preparar um chá para gripe:

  • Gengibre. Um fitoterápico especialmente rico em substâncias antioxidantes e imunoestimulantes, melhora a imunidade e a resistência orgânica.  Possui também propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
  • Mel de abelha. Tem propriedades bactericidas, melhora a inflamação e os sintomas respiratórios como secreção, dor de garganta e muco. 
  • Limão. É uma fruta rica em vitamina C e que tem efeito antioxidante e desintoxicante. 
  • Canela em pau. A canela é também rica em antioxidantes e tem propriedades imunoestimulantes.  Auxilia a eliminar o muco das vias respiratórias e tem efeito descongestionante, além de agir como antitérmico para reduzir a febre. 

Os chás para gripe não têm contra indicações e podem ser consumidos simultaneamente aos tratamentos médicos, potencializando seus efeitos.

Três receitas de chás para gripe bem eficazes

1) Chá completo antigripe. Para cada xícara de água, devem ser usados: um dente de alho, uma colher de chá de gengibre fresco picado, uma unidade de canela em pau e meio limão cortado em pedaços (com casca e tudo). Ferva em uma panela todos os ingredientes. Espere esfriar um pouco, mas o certo é bebê-lo ainda quentinho. Antes, adoce com mel.

2) Chá de eucalipto com hortelã. Ferva folhas de eucalipto e hortelã, em torno de duas colheres de sopa de cada, em um litro de água. Beba quente. Para completar, coloque cinco gotas de própolis em cada xícara. Também pode ser adoçado com mel.

3) Chá de sabugueiro. A folha seca deste arbusto é facilmente encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais. Tem ação expectorante, o que o torna um bom aliado para acalmar a tosse, desencadeada pelo processo alérgico instalado junto com o vírus da gripe. Para fazer o chá, coloque o equivalente a um saquinho ou uma colher de sopa da folha seca. Deixe abafado e tome quando estiver morno.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto