Conheça os remédios caseiros para dor de ouvido

Daniel Navas

Usado como um complemento da terapia médica, os remédios caseiros para dor de ouvido também podem ajudar no tratamento

Chás, óleos e caldos são algumas das opções de remédios caseiros para dor de ouvido. © iStockphoto.com/SIphotography


Bastante incômoda, a dor de ouvido acontece, muitas vezes, quando a pessoa fica muito tempo no frio, ou introduz algum objeto ou água no canal auditivo, causando a infecção.

A visita ao médico é imprescindível, pois ele poderá fazer o diagnóstico preciso e identificar o melhor tratamento. E para complementar a terapia medicamentosa indicada pelo profissional, existem alguns remédios caseiros para a dor de ouvido que podem ajudar bastante. Os mais indicados são os chás, óleos essenciais, além de certos sucos e caldos.

Os chás contra a dor de ouvido

Alguns chás são boas opções de remédios caseiros para dor de ouvido. Na maioria dos casos, o aquecimento da região provoca uma vasodilatação no canal auditivo, o que alivia a dor. 

“A infusões de camomila, tomilho, mil-folhas ou flores de sabugueiro ajudam no combate à dor de ouvido. O ideal é tomar a dose recomendada três vezes ao dia durante uma semana. No caso de secreção do ouvido, pode-se embeber um chumaço de algodão com essas infusões e usar para limpar suavemente a parte externa do ouvido”, ensina Adriana Gandini Pezzuol, psicóloga, especialista em terapia floral e numerologia e fundadora do espaço Caminho Sol e Luz, em São Bernardo do Campo.

Quando o problema se dá devido uma gripe ou resfriado, é criada uma secreção que se acumula no ouvido. Então, essa infusão serve como remédio caseiro para dor de ouvido, pois ajuda a reduzir o fluido, o que melhora a dor e a inflamação.

Óleos essenciais contra a dor de ouvido

Vendidos em casas de produtos naturais, os óleos essenciais de camomila-romana, alfazema, tea tree ou tomilho, também possuem o mesmo efeito de alívio do problema, sendo considerado bom remédio caseiro para dor de ouvido.

“É só diluir duas gotas de óleo essencial num pouco de óleo vegetal morno (por exemplo, azeite), misturar bem e massagear suavemente, duas vezes ao dia, em volta da orelha (não esqueça a parte de trás), durante 5 a 10 minutos”, conta Adriana. 

Também é possível embeber levemente uma bola de algodão na mistura de óleo essencial e óleo vegetal e tapar o ouvido afetado, deixando agir durante a noite.

“Certifique-se de que a bola de algodão é suficientemente grande para não entrar dentro do ouvido. Em caso de secreção, limpar suavemente a parte externa do ouvido usando um chumaço de algodão com uma gota de óleo essencial de alfazema ou de tea tree”, complementa a especialista em terapia floral.

Alimentação contra a dor de ouvido

As sopas e caldos também são ótimos remédios caseiros. Escolha os de cebola e alho, ou gengibre. Ou, então, invista em sucos de mamão e abacaxi. Esses alimentos ajudam a eliminar o muco acumulado no canal auditivo.

“Outra dica interessante é beber bastante líquido ao longo do dia, pois isso deixa a secreção mais fluída, o que facilita a sua eliminação”, explica Adriana. Evitar alimentos que favorecem a produção de muco ou que o tornem mais espesso, como açúcar refinado e seus derivados, lacticínios, farinhas refinadas, alimentos ricos em gorduras prejudiciais e condimentos é outro passo para ajudar no processo de cura da dor de ouvido.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto