Saiba tudo sobre a reflexologia

Carolina Mota
A reflexologia é uma terapia alternativa que propõe tratar algumas patologias a partir de massagens nos pés e nas mãos. Não sendo reconhecida pela medicina tradicional, esta disciplina não é regulamentada – portanto, muito cuidado…
+-
A reflexologia acredita poder estimular os órgãos a partir de massagens em pontos específicos nos pés ou nas mãos. © iStockphoto.com

O que é a reflexologia?

Assim como a auriculoterapia e a acupuntura, a reflexologia considera ser possível atuar sobre vários órgãos e reequilibrar o fluxo de energia que atravessa o corpo, estimulando certas áreas.
No caso da reflexologia, o especialista vai atuar sobre os órgãos massageando pés (reflexologia plantar) e mãos (reflexologia palmar), nos quais se considera que o corpo humano está representado na sua totalidade.
Para esta técnica, o corpo é dividido em dez áreas longitudinais. Os órgãos do lado esquerdo do corpo estão representados no pé e na mão esquerda, e vice-versa.
Note bem: não sendo reconhecida, não existe formação convencional para esta prática.

Como se dá uma sessão?

Não sendo médico, o especialista não está habilitado a fazer um diagnóstico, nem oferecer ou modificar um tratamento.
Ele deve apenas perguntar ao seu paciente por que motivo ele veio à consulta e o que ele espera da sessão, que se desenvolve posteriormente da seguinte forma:
  • o paciente se instala confortavelmente;
  • seus pés são limpos com toalhas quentes;
  • se faz uma primeira massagem de relaxamento. Ela prepara os pés para que possam receber “o tratamento na forma de massagem”. A maneira como se faz esta massagem varia de acordo com a escola;
  • o especialista procura as áreas que deve tratar, e em seguida as estimula. Um ponto de reflexo doloroso designa um órgão em hiper funcionamento. Para resolver o problema, se faz então uma massagem partindo de dentro do pé para fora. Inversamente, para reativar um órgão, as massagens são feitas do exterior para o interior. 

A reflexologia, para que doenças?

A reflexologia é antes de mais nada proposta para tratar o estresse. Seus adeptos afirmam que ela pode ter um efeito benéfico igualmente nas dores de ouvido, na anemia e na bronquite.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto