Saiba mais sobre a ioga

Carolina Mota
A ioga é um método de relaxamento baseado no controle da respiração
O controle da respiração é o princípio essencial da ioga. © iStock

O que é a ioga?

A ioga é definida como um “controle das pulsões naturais”. É uma disciplina que mistura teoria e prática. A prática das posturas – denominada asana –, associada à respiração, é um método que desenvolve o corpo e o espírito de maneira harmoniosa em todas as atividades diárias. As virtudes da ioga são físicas, mentais e emocionais
 
A respiração é essencial nesta prática e ela deve ser bem controlada. A respiração acelerada torna a pessoa nervosa, enquanto a respiração mais vagarosa acalma e tranquiliza. Na ioga, a respiração e a mente são, portanto, intimamente ligadas. Muitas posturas alongam a coluna vertebral. Outras, por torção, revitalizam os nervos que saem desta mesma coluna. Estas posturas tendem a relaxar o diafragma.


A quem se destina a ioga? 

A ioga se destina a todo mundo. Frequentemente, pessoas que sofrem de estresse se inscrevem nos cursos. Há ainda aqueles que querem entrar em harmonia com o seu corpo e espírito e mulheres grávidas que buscam estar em harmonia  e se sentir bem com o seu corpo. 


O que acontece numa aula?

Uma aula, que dura entre uma hora e uma hora e meia, começa por um relaxamento no chão. O ambiente deve ser calmo e a luz, suave, para criar a atmosfera propícia para o relaxamento. O aluno faz aquecimento em geral através de uma postura à qual se dá o nome de 'saudação ao sol'. Em seguida, se realiza posturas, que podem ser de pé, sentado, de costas, de barriga, etc. 
 
O trabalho é feito sempre sobre o eixo vertebral. É preciso saber também que, na ioga, encadeiam-se sempre posturas e contra posturas. Quando se contrai certas partes do corpo, relaxam-se outras ao mesmo tempo. Por fim, depois de cada postura, existe uma fase de relaxamento. A sessão termina com um relaxamento profundo.


Por que a ioga é relaxante?

É relaxante pois se baseia no controle da respiração. As posturas visam executar séries de contrações seguidas de um momento de relaxamento. Em determinadas posturas, se vai contrair algumas partes do corpo e aprender a soltá-las. O relaxamento vem do fato de que se deve estar sempre atento ao seu corpo e à respiração. A respiração e a mente estando intimamente associadas, quando se tem um bom controle da respiração, a mente se acalma.

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