0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Gravidez e álcool: quais são as consequências?


Em que se transforma um simples copo de vinho no corpo de uma mulher grávida? O bebê também acaba ingerindo? Saiba quais são os efeitos do álcool no futuro bebê...

O consumo de bebidas alcoólicas pode ser muito perigoso para o desenvolvimento do feto.


Assim como o tabaco, o álcool é perigoso durante a gravidez. Em alguns países como a França, ele chega a ser a causa número um do atraso psicomotor dos recém-nascidos. 
Quando você bebe, o álcool é diretamente transmitido ao bebê por meio da circulação sanguínea, isto é, do sangue materno para o sangue fetal via a placenta que não o filtra. Em outras palavras, o feto consome praticamente a mesma quantidade de álcool que a mãe dele! O que, evidentemente, não deixa de ter consequências...

Graves complicações, a curto e longo prazo

O álcool é tóxico para o sistema nervoso e o cérebro do embrião ou do feto. Assim, qualquer que seja o estágio da gestação, diante de um consumo diário, ainda que muito moderado, existem riscos de complicações durante a gravidez (atraso de crescimento, parto prematuro) e para a futura criança (anomalias neurológicas, distúrbios de memória e da atenção e, ainda, do aprendizado). Quanto maior for o consumo diário, maior será o risco da criança ter sequelas.
Embora raro (1 a 2 nascimentos em cada 1000), a síndrome alcoólica fetal (SAF) representa o golpe mais duro da exposição pré-natal ao álcool. Ela se manifesta através de anomalias do crescimento e faciais e através de danos ao sistema nervoso central, suscetíveis de desencadear atraso mental. 

Alguns conselhos

Lembre-se que, ao beber, o bebê também bebe com você! Ainda que você só beba um copo por dia, ou ocasionalmente, seu consumo é nocivo e pode ter consequências sobre a sua gestação e a criança que vai nascer. Como não se sabe ao certo qual a quantidade de álcool que pode ser consumida sem que isso represente um perigoso para a criança, a melhor solução ainda é de se abster durante toda a gestação.

Copyright foto: Istock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Gravidez e álcool: quais são as consequências?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo