0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Bronzeado: como acalmar a pele após as queimaduras de sol

No verão, momento propício para se bronzear e relaxar na praia, o sol pode se tornar nosso inimigo. Depois do primeiro dia de exposição ao sol, muitas de nós nos queimamos. Veja aqui várias maneiras de aliviar a dor de forma simples e rápida e recuperar a pele bonita.

Exagerou no bronzeado? Confira nossas dicas para refrescar sua pele queimada de sol.


Esperamos ansiosamente pelo verão para poder tomar um sol e se bronzear. Mas não é raro que a cor dourada se transforme em um vermelho feio acompanhado de uma inflamação dolorosa e, nos casos mais graves, de febre, náuseas e tontura.  Apesar de todos os cremes, óleos, pílulas de bronzeamento existentes, todo o verão é a mesma história: você acaba se queimando. Falta de atenção, exposição prolongada, pele mal preparada... Vários fatores podem ser responsáveis. Felizmente, nós temos alguns truques para fazer a queimadura desaparecer. Entretanto, não espere um resultado imediato. É preciso no mínimo 3 dias para tratar a queimadura de sol.

1. O gel de Aloe Vera: o Aloe Vera é uma planta originária da Península Arábica e da África. Hidratante natural, e anti-inflamatório, ele acelera a cicatrização e alivia as dores rapidamente. Aplique o gel massageando diretamente sobre a queimadura de sol. Use três vezes ao dia até que a cor avermelhada da pele desapareça.

2. Uma cataplasma de iogurte: a queimadura de sol é responsável por fortes dores. Para as acalmar é preciso refrescar a pele. Para isso, é só abrir a geladeira. Aplique uma camada espessa de iogurte natural e deixe agir 15 minutos, em seguida enxague com água fria. Uma boa maneira de dar um basta nas dores insuportáveis.

3. O suco de batata: os medicamentos não são sempre necessários para tratar as queimaduras de sol. Se você não tem nenhum pós-sol, use uma receita 100 % natural. Basta misturar uma batata ralada, suco de limão e uma colher de sopa de azeite virgem. Aplique um camada espessa dessa máscara sobre a queimadura e deixe agir durante uma hora, em seguida enxague com água. Refaça a máscara durante vários dias. 

4.  O óleo de hipérico: as flores do hipérico, também conhecido como erva-de-São-João, são famosas por seus benefícios cicatrizantes, calmantes e antissépticos. Deixe as flores embebidas no azeite durante 15 dias e em seguida extraia o óleo essencial amassando-as. Filtre a mistura e aplique-a sobre as queimaduras de sol 3 a 4 vezes por dia.

5. Esfregar um tomate: nada melhor que um remédio natural para aliviar a queimadura de sol em qualquer circunstância. Onde quer que esteja, é só pegar um tomate para tratar a queimadura. Para tanto, corte um pedaço e esfregue-o sobre a queimadura até sentir os efeitos. Além de ser uma fonte de vitamina e um antioxidante, o tomate vai refrescar a pele.

6. Usar um pepino: naturalmente rico em água, o pepino é o tratamento ideal contra as queimaduras de sol. Corte-o em finas rodelas e as disponha sobre a zona inflamada. Espere alguns minutos. Com a pele reidratada graças ao pepino, você sentirá um alívio imediato.

7. Beber água: simples, mas indispensável. Beba muita água para reidratar o corpo e compensar a perda. Esse gesto lhe ajudará a melhor suportar a dor e favorizará a recuperação da sua pele.

8. Uma máscara de argila: a argila possui ação cicatrizante e é também um anti-inflamatório eficaz. Prefira uma argila verde ou a terra argilosa. Misture-a com água e em seguida aplique sobre a pele. Deixe agir por duas horas (é aconselhável de deixar uma noite inteira). Enxague e o vermelho da pele terá desaparecido.

Copyright foto: Istock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Bronzeado: como acalmar a pele após as queimaduras de sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo