0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

O hormônio HCG

O HCG (beta-HCG ou βHCG) é um hormônio presente nas mulheres grávidas. Sua taxa evolui ao longo da gestação e dá indícios de seu bom desenvolvimento.

HCG é o hormônio secretado pelo embrião e pela placenta.


O HCG  gonadotrofina coriônica – é o hormônio secretado pelo embrião e depois pela placenta. Está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, e um pouco mais tarde na urina. É, aliás, no seu rastreamento que se baseiam os testes de gravidez, sejam eles de sangue ou de urina.

O HCG tem como função manter o corpo lúteo e a secreção de progesterona. Uma dosagem precisa deste hormônio permite definir a data exata da gravidez. Sua evolução permite, no caso, assegurar o bom desenvolvimento da gestação. Assim, em caso de aborto espontâneo, a taxa cai muito. Entre a 15ª e a 17ª semanas, a dosagem de HCG permite igualmente avaliar o risco de trissomia 21, e, portanto, de prescrever, ou não, uma amniocentese. 

No comecinho da gravidez, a taxa de HCG dobra a cada dois ou três dias. Ela atinge o seu teto no final do terceiro mês de gestação, e em seguida vai descendo aos poucos. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'O hormônio HCG', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo