0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Como ter mãos bonitas?

O frio, o calor e a água agridem e fragilizam as nossas mãos. Como cuidar delas e deixá-las suaves de maneira duradoura? Veja aqui as dicas de nossos especialistas.

Hidratar, usar luvas e passar protetor solar é essencial para ter mãos bonitas.

Limpe as mãos!
É preciso limpar as mãos usando diferentes técnicas, de acordo com o grau de sujeira acumulada: se elas estão sujas, nada substitui a água e o sabonete na condição de usá-los em três tempos: lavar, enxaguar, secar. Por outro lado, se elas não estiverem muito sujas, é possível limpá-las com um produto sem água, isto é, uma loção de limpeza do tipo Cetaphil. Com um pouco deste gel, esfregue as mãos como se fosse lavá-las e em seguida seque  cuidadosamente. Cuidado com as soluções hidroalcoólicas usadas no lugar da lavagem, elas ressecam e não tiram a sujeira. Ao lavar as mãos, preste atenção nos anéis: eles retêm o sabonete e a umidade e se tornam um ponto de irritação.

Proteja e hidrate
Hidrate as mãos o quanto puder e de acordo com as suas necessidades. O mais fácil é fazer isso à noite, antes de deitar. Complete com um produto hidratante para o dia. Use várias vezes, se as suas mãos estiverem ressecadas. As mãos ressecadas atraem mais facilmente os micróbios e os alérgenos, pois elas são porosas. Uma boa hidratação assegura uma boa proteção. Para proteger as mãos do excesso de água e dos produtos agressivos... o ideal é usar luvas.

Cuide delas!
A esfoliação das mãos é raramente lembrada, ainda que ela se revele muito eficaz para eliminar as peles mortas. Os banhos de óleo são considerados hidratantes e acredita-se que os com limão clareiem. Eles não são nada práticos e têm uma eficácia mínima, a não ser que se trate de produtos específicos.
Uma pequena receita dos tempos da vovó: mergulhe-as num produto à base de óleo ou em azeite de oliva. Bastam alguns minutos para suavizar a pele e amolecer as cutículas para cortá-las em seguida. Você também pode acrescentar algumas gotas de suco de limão para clarear as unhas. Uma dica muito prática para quem fuma.

Proteja as mãos do sol
Ao aplicar o protetor solar no rosto, lembre-se de usar um pouco também na parte dorsal das mãos (não adianta nada usar na palma das mãos). Renove a aplicação regularmente pois você lava as mãos mais frequentemente que o rosto. Para bem aplicá-lo, coloque um pouco do produto na face dorsal da mão e depois esfregue as duas faces uma na outra.

Diminua a ação do tempo
Para diminuir a ação do tempo, lembre-se de usar um protetor solar e não manipular produtos agressivos (detergentes, etc...) com as mãos nuas. Não as lave muito frequentemente, apenas quando for necessário. A hidratação é um costume a adotar, pois uma pele bem hidratada e tonificada envelhece muito menos rápido.

Marque consulta no dermatologista
Existem tratamentos apropriados para melhorar a textura e o aspecto das mãos. Contra as manchas, utiliza-se o laser ou a lâmpada flash. Contra as queratoses (casquinhas), você será orientada a seguir um tratamento com nitrogênio.
Com relação à hidratação, a mesoterapia é uma boa alternativa. Ela consiste em preencher mãos emagrecidas graças à injeção de produtos de preenchimento. Os resultados são positivos. 
Caso você tenha veias muito aparentes, existem meios de fazer a ablação de algumas delas.

Copyright foto: Istock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Como ter mãos bonitas?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo