1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Calcular o período fértil: a curva de temperatura

Entenda como a curva de temperatura pode ser útil para calcular o período fértil feminino
Com a curva de temperatura é possível identificar a data de ovulação. © iStockphoto.com
Durante um ciclo, a mulher só tem 25 % de chances de engravidar. É por este motivo que a identificação da data de ovulação é tão importante, assim como saber qual o período mais fértil. A curva de temperatura é um bom método para determinar esta data, a condição de que seja feita minuciosamente.

O princípio

O ciclo menstrual é composto de 3 fases: a fase folicular (cerca de 14 dias, dos quais 5 dias de menstruação), a ovulação (24 horas em média) e a fase lútea (mais ou menos 14 dias). 
 
A temperatura corporal evolui ao longo do ciclo. Assim, durante a fase folicular, ela está abaixo de 37°C e varia pouco. Pouco antes da ovulação, a temperatura cai: encontra-se no ponto mais baixo do ciclo. Em seguida, ela sobe, geralmente acima de 37°C. Ela se mantém neste nível durante toda a duração da fase lútea. Se você está grávida, a constância térmica se manterá por mais de 28 dias. Em contrapartida, se não houve fecundação, a temperatura cai ao seu nível normal, pouco antes da chegada da menstruação.
 
Mas lembre-se de que o período de fertilidade vai além da simples data de ovulação. Os espermatozoides podem viver até 4 dias nos órgãos genitais da mulher, e, quanto ao óvulo, ele tem uma duração de vida de cerca de 24 horas. O período de fecundação começa, portanto, 4 dias antes da ovulação e termina 24 horas depois.

Algumas precauções

Para obter uma curva confiável e clara, é necessário tomar alguns cuidados:
  •  comece a sua curva ainda no primeiro dia do ciclo (o primeiro dia da menstruação);
  • tire a temperatura, diariamente, sempre na mesma hora, de preferência de manhã antes de levantar;
  • use sempre o mesmo termômetro;
  • anote todos os eventos que poderiam ter influência sobre a sua temperatura (doença, tratamento com medicamentos, cansaço, insônia…). 
Tome nota: para identificar sua ovulação, você também pode usar uma ferramenta de cálculo da data de ovulação ou testes de ovulação vendidos em farmácia. A utilização é muito simples e a confiabilidade, de 90%.

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Calcular o período fértil: a curva de temperatura', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo