0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os maiores estilistas da atualidade

Todos os grandes estilistas famosos têm uma história fora do comum, permeada de encontros decisivos. Antes de encontrar seu próprio estilo, não raro, os estilistas passam por várias maisons de alta-costura.  Um pequeno panorama sobre a formação alguns dos grandes nomes da moda! 

John Galliano

O estilista britânico John Galliano foi demitido da maison Dior por causa de declarações antissemitas.


John Galliano (Gibraltar, 1960)
O estilista mais excêntrico dos últimos tempos é sem dúvida John Galliano. Suas influências multiculturais fazem de suas criações um universo à parte, colorido e encantado, do mundo da moda.

Em 1981, ele inicia seus estudos na prestigiosa St Martins College of Art and Design de Londres, onde ele apresenta seu primeiro desfile, “Os incríveis”. Muito apreciada, esta coleção é uma explosão de cores inspirada na Revolução Francesa. 

Apaixonado pela vida parisiense, John se instala em Paris e rapidamente chama a atenção de Bernard Arnault, proprietário da LVMH. Ele se torna assim diretor artístico da Maison Givenchy em 1995, mas não por muito tempo. Um ano depois, o estilista passa a trabalhar na Dior onde esteve até 2011, quando foi demitido em razão de suas atitudes antissemitas. Em 2014, é na maison Martin Margiela que John Galliano assume o cargo de diretor artístico.

Curiosidade: durante sua infância, a mãe de Galliano o vestia sempre de maneira impecável (até mesmo para ir ao mercado da esquina). 

Copyright foto: Abaca

Sonia Rykiel

A estilista Sonia Rykel criou o conceito 'fora de moda' para libertar as mulheres da ditadura da moda.


Sonia Rykiel (Paris, 1930)
Sonia Rykiel, grávida do seu primeiro filho em 1962, constata que a moda para mulheres grávidas é um tanto... sem graça. Ela decide então criar seus primeiros pulôveres colados ao corpo que ela venderá na loja de seu marido em Paris. O sucesso é imediato e, para atender à demanda, ela abre sua própria loja em 1968. Ela elimina então as bainhas e os forros e cria os primeiros joggings sofisticados. 

Sua ambição é liberar as mulheres da ditadura da moda. Para tanto, ela desenvolveu o conceito ‘fora de moda’ que consiste em adaptar as roupas à personalidade de cada mulher. Ela também decide escrever frases em suas roupas que dão ainda mais originalidade a suas criações. Atualmente, é sua filha Nathalie que dirige a maison Rykiel.

Curiosidade: Sonia Rykiel é louca por chocolate. Ela é membro de um grupo bastante seleto chamado Club des Croqueurs de Chocolat.

Copyright foto: Abaca - Orban Thierry

Karl Lagerfeld

Antes de criar sua própria grife, Karl Lagerfeld trabalhou para grandes marcas, como Chloé, Fendi e Chanel.


Karl Lagerfeld (Hamburgo, 1938)
Depois de ganhar o International Woolmark Prize em 1955, Karl Lagerfeld se torna, com apenas 20 anos de idade, diretor artístico do estilista francês Jean Patou. Com esta experiência, ele se lança como estilista independente e alcança um grande sucesso.

Em 1975, ele passa a trabalhar na Maison Chloé para desenvolver uma linha de perfumes e em 1982 Karl se torna conselheiro artístico das marcas Fendi e Chanel. Para esta última, Karl Lagerfeld retoma o estilo criado por Coco Chanel e o moderniza: vestidos pretos e beges, tailleurs curtos, calça jeans com blazer Chanel.

É só em 1998 que ele decide criar sua própria grife, a “Lagerfeld Gallery”. Talentoso, o artista continua colaborando com inúmeras marcas.

Curiosidade: em 2008, para uma campanha de segurança rodoviária, o estilista com mitenes de couro e um colete florescente afirma: “É amarelo, é feio, não combina com nada, mas pode salvar sua vida”. 

Copyright foto: Abaca - Briquet Nicolas

Jean-Paul Gaultier

Jean-Paul Gautier criou figurinos para vários artistas, inclusive para a Madonna.


Jean-Paul Gaultier (Bagneux,  1952)
Desde pequeno  Jean-Paul Gaultier adora costurar, ele chegou mesmo a fazer roupinhas para seus ursos de pelúcia. Aos 18 anos, ele envia seus primeiros croquis a Pierre Cardin e pouco tempo depois passa a fazer parte dos ateliês de Jean Patou como assistente artístico. Em 1974, ele será finalmente contratado por Pierre Cardin que o encarrega de criar coleções para o mercado americano. 

Em 1976, Jean-Paul Gaultier, um dos estilistas mais famosos da atualidade, lança sua própria marca, mas só com muita perseverança que ele alcançará o sucesso. Suas coleções, completamente divergentes do estilo da época, se tornaram com o passar do tempo clássicos da moda: o estilo marinheiro, o corpete com sutiã pontudo, a saia para homens, etc. A ovelha negra da moda quebrou muitas regras e também criou figurinos para o cinema e para algumas cantoras famosas (como a Madonna).

Também foi diretor artístico da maison Hèrmes de 1999 a 2010, ele deixa a marca para se dedicar a outros projetos.

Curiosidade: é fuçando nas malas de sua mãe, que o pequeno Jean-Paul Gaultier conhece o espartilho que se tornará mais tarde o símbolo da sua marca.

Copyright foto: Abaca - Gorassini Guignebourg

Ralph Lauren 

O grande estilista americano Ralph Lauren começou sua carreira como vendedor.


Ralph Lauren (Nova York, 1939)
Ralph Lauren é autodidata e sai da escola com 16 anos para trabalhar e poder comprar belos ternos caros. Ele é então contratado como vendedor de uma grande marca americana “Brooks Brothers”; foi aí que ele descobriu sua paixão por gravatas.

Em 1967, ele decide lançar sua grife ‘Polo’,  que  propõe camisas com botões na gola do colarinho, blazer de tweed, camisas de brim e cambraia. O seu famoso logo do jogador de polo passa aparecer em suas roupas em 1971 e explode em 1974, ano em que o estilista foi convidado a desenhar o figurino do filme Grande Gatsby com Robert Redford e Mia Farrow. Suas coleções fazem sucesso no mundo da moda o que lhe permitiu expandir sua marca na área da decoração e também da gastronomia. 

Hoje o estilista é uma das personalidades mais influentes do mundo, sobretudo em rasão do seu engajamento em inúmeras causas humanitárias. So chic Ralph!

Curiosidade: o estilista apareceu brevemente em um episódio da série Friends (6ª temporada). Ele interpreta seu próprio papel e diz apenas... duas frases.

Copyright foto: Abaca - Java

Marc Jacobs

Marc Jacobs cria sua própria grife depois de ser demitido do grupo Parry Ellis.


Marc Jacobs (Nova York, 1963)
Marc Jacobs, desde pequeno, é apaixonado por moda; sua avó o ensinou a costurar e a tricotar. Ele entrou na escola Hight School of Art and Design de Nova York e trabalhou durantes seus estudos na ‘Chirivari’, uma loja de vanguarda onde ele afinou seu senso de observação.

Em 1986, para sua coleção de conclusão de curso em Parson Paris of Art and Design, ele apresentou um desfile de suéteres oversized feitos à mão, decorados com pequenos smileys rosa florescente, o que lhe garantiu o prêmio de melhor aluno. Em seguida ele passa a trabalhar no grupo Perry Ellis e provoca um escândalo com um desfile grunge. Ele é imediatamente demitido, mas essa história fez com que ele se tornasse conhecido (as modistas mais influentes de Nova York passam então a saber seu nome) e permitiu que ele lançasse sua própria marca “Marc Jacobs International Company”. Desde então, ele assinas todas as suas coleções com um espírito luxuoso e minimalista e supervisiona algumas criações para Louis Vuitton.

Curiosidade: em 2008, Marc Jacobs inicia uma campanha contra o câncer de pele que consiste em estampar camisetas com fotos de artistas nus e com a frase: “Protect The Skin You’re In”. Muitas celebridades participaram, inclusive ele mesmo.

Copyright foto: Abaca - Graylock

Jean-Charles de Castelbajac 

Jean-Charles Castelbajac utiliza materiais originais nas suas criações, como esponja, pano de chão, etc...


Jean-Charles de Castelbajac (Casablanca, 1949)
Descendente de uma família nobre, Jean-Charles de Castelbalac é criado com um enorme rigor. É depois de seu encontro com o dadaísta Raoul Hausmann em 1967 que ele faz suas primeiras experiências estilísticas transformando a coberta do pensionato em um blazer. 

Ele estuda na escola de Belas Artes e faz seus estudos superiores sobre indústria têxtil para lançar sua coleção na loja da família. Seu primeiro desfile já monstra seu estilo: ele usa pano de chão, esponja, tecidos de camuflagem e oleado...

Em 1974, ele cria sua famosa ‘doudoune’ e uma coleção de roupas de esqui. Mas é na arte que Jean-Charles encontra sua inspiração, ele colabora com o cinema, a televisão e o teatro.

Em 1978, o estilista funda sua marca e desde então atrai uma clientela rica em busca de originalidade.

Curiosidade: em 1997, em ocasião de um encontro religioso ele moderniza a vestimenta sacerdotal do papa João Paulo II e de 5 000 padres.

Copyright foto: Abaca - Briquet/Guibbaud/Orban

Vivienne Westwood

Ainda jovem, a estilista inglesa Vivienne Westwood participou do movimento punk que serviu de inspiração para suas criações.


Vivienne Westwood (Derbyshire, 1941)
Com 17 anos, a extravagante ruiva estuda na prestigiosa Harrow School Art e se torna professora de educação infantil. Graças ao seu engajamento no movimento underground, ela encontra Malcom McLaren, futuro empresário dos Sex Pistols.

Juntos, eles fundam a loja ‘Sex’ que se tornará uma referência para juventude punk inglesa. O lugar é um laboratório experimental para Vivienne, que alicerça definitivamente seu estilo na cultura urbana. Para seu primeiro desfile batizado de ‘Pirata’, as modelos desfilam com o fone do walkman no ouvido, com tatuagem de hena, dentes de ouro, tudo isso ao som de música étnica. Ela continua a fazer vários desfiles, inclusive em Paris, marcando assim o universo da moda com a tendência punk. Seu estilo, reflexo de suas posições políticas, faz dela uma mulher única, reconhecida e respeitada.

Clique e veja todas as fotos dos desfiles de Viviane Westwood.

Curiosidade: a estilista escolheu Pamela Anderson para ser a musa de sua coleção de verão de 2009. A princípio sua escolha foi muito criticada, mas no dia D não teve quem não gostou do desfile.

Copyright foto: Abaca - Orban/Taamallah/Zabulon

Giorgio Armani 

Giogio Armani revolucionou a moda italiana com suas criações.


Giorgio Armani (Placência, 1934)
Depois fazer dois anos de estudos em medicina, Giorgio Armani, com 23 anos de idade, se apaixona por moda após trabalhar como vitrinista em uma grande loja de Milão. Em 1961, ele trabalha como estilista para Nino Cerruti e, em 1975, decide criar sua própria grife, a Giorgio Armani SPA. Com seu estilo ele transgride os códigos da moda italiana criando blazers masculinos desestruturados e sem forro e também modelos femininos, descontraídos e clássicos.

O sucesso chega em 1980, graças a Richard Gere, que usa um de seus ternos no filme Gigolô Americano. Desde então, ele não para de estender sua oferta criando várias linhas de produtos: perfumes, acessórios, lingeries, óculos, cosméticos, decoração, etc. Ele lança, em 2005, sua coleção de luxo que lhe garante um sucesso mundial e, até mesmo, uma Legião de Honra.

Curiosidade:  ele é o segundo estilista, depois de Christian Dior, a ter a honra de aparecer na capa de Times Magazine no início dos anos 1990.

Copyright foto: Abaca - Graylock

Stella McCartney


A estilista Stella McCartney, engajada na luta pela defesa dos animais, não utiliza em sua criações nem couro nem peles.


Stella McCartney (Londres, 1971)
Stella, filha do ex-Beatles Paul  McCartney, faz seu próprio casaco aos 12 anos, e participa três anos mais tarde à elaboração da primeira coleção de Christian Lacroix. Formada na prestigiosa St Martins College of Arts & Desing de Londres, ele apresenta sua primeira coleção em 1995, colocando na passarela ninguém menos que Kate Moss e Naomi Campbell. Ela é então contratada pela Maison Chloé para substituir Karl Lagerfeld no cargo de diretora artística.

Quatro anos mais tarde, a estilista monta sua própria grife. Sua primeira coleção, apresentada em Paris em 2001, será o reflexo dela mesma: distinta, feminina e orgânica. Isso mesmo orgânica! Ela se recusa a usar couro e peles em suas criações e se engaja na ong PETA, que luta pela proteção dos animais. Em 2003, ela lança um perfume com seu nome e sua primeira linha de produtos de beleza 100% orgânica. Atualmente sua marca está presente em mais de 50 países.

Curiosidade: Stella tem um círculo de amizade bastante célebre! Podemos vê-la ao lado de Kate Moss, Madonna, Liv Tyler, entre outros famosos.

Copyright foto: Abaca - Ward Donna

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os maiores estilistas da atualidade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo