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Livre-se da celulite

São raras as sortudas que podem escapar dela. A celulite é incontestavelmente a nossa inimiga mais poderosa. Aqui vão 10 dicas para  ter uma pele linda e irretocável

A celulite é inevitável, porém podemos redobrar nossas estratégias para combatê-la e controlar seus efeitos.

1. Faça esportes
Correr, andar, pedalar, fazer step: é indispensável estimular os membros inferiores, os mais atingidos pela celulite, de maneira regrada e, principalmente, contínua. Além disso, estes esportes ativam a circulação sanguínea. Indicado para acabar com a sensação de peso nas pernas e problemas arteriais, o esporte também permite cuidar de si mesma e tonificar o corpo. 

2. Acabe com o estresse
Ele pode não só desencadear doenças graves mas também provoca um ganho de peso, na medida em que o organismo tenta se preparar para um eventual estresse adicional. Além disso, o estresse provoca retenção de água, uma mobilização da gordura menos efetiva e um aumento da taxa de açúcar no sangue... Por isso, relaxe, faça uma pausa, e tente ao máximo não se deixar dominar pelo estresse.

3. Não economize na esfoliação
As células mortas que se acumulam sobre a superfície da pele a impedem de respirar e de absorver os cuidados de que precisa. Uma esfoliação, uma ou duas vezes por semana, permite acabar com essa camada de células mortas. Ela revitaliza, suaviza, estimula profundamente a epiderme e favorece a circulação sanguínea. Um verdadeiro banho de juventude!

4. Beba água
É indispensável beber água ao longo do dia. Ela permite eliminar as toxinas e estar bem hidratada. No entanto, quando consumida em excesso, ela favorece a retenção de água e, portanto, acentua as irregularidades na pele. É melhor evitar as águas gasosas, muito salgadas, e limitar o consumo a um litro por dia.

5. Cuidado com a dieta
Não é novidade, mas não custa lembrar: é melhor adotar uma alimentação equilibrada a longo prazo do que encadear dietas draconianas. Elas levam o organismo a se poupar e estocar qualquer excesso. Quanto mais se brinca de iô-iô, mais se perde músculo, mais se ganha peso e mais se tem celulite.

6. Coma melhor
Não importa quanta celulite você tem, é necessário enriquecer sua alimentação com vitaminas e sais minerais. As vitaminas (C, E, A, K, B6) e os antioxidantes (selênio, flavonoides, zinco) ajudam a drenar as células, a manter a flexibilidade das veias e a evitar a retenção de água. Por isso encha a casa de frutas e legumes!

7. Limite os alimentos crus
Não ceda aos excessos! Consumir muitas frutas e legumes crus (ricos em água e em sais minerais) favorece a retenção de água e pode agravar um problema arterial. Por isso, diga sim às frutas e legumes, mas alterne-os, crus e cozidos, e acompanhados de proteínas!

8. Tome chá
A hidratação também passa pelas bebidas quentes. No lanche ou à noite, antes de dormir, prepare um chá à base de plantas que você escolherá entre as mais diuréticas (cranberry, salsinha, castanha-da-índia). Elas evitam a retenção de água e coíbem o aspecto “casca de laranja”.

9. Massageie as áreas rebeldes
A massagem é extremamente importante para lutar contra a celulite. Preferencialmente a cargo de um profissional, permite dissolver as partes gordurosas. Mas você pode realizar a massagem em casa e recorrer a um creme apropriado, que vai otimizar os resultados, e aplicá-lo por conta própria diariamente.

10. Use um creme adaptado
Você pode lançar mão de um creme anti-celulite, mas ele só vai dar resultados se você se der ao trabalho de massagear as áreas atingidas. Não espere milagres: os cremes não derretem a celulite como por magia, mas têm o mérito de acelerar a drenagem, diminuir a retenção de água e devolver o brilho à pele. São especialmente eficazes num processo de emagrecimento, para tomar consciência do próprio corpo e para afinar e tonificar a epiderme.

Copyright foto: Istock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

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