0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

O que é a sofrologia?

A sofrologia é uma técnica nascida nos anos de 1960, que se baseia em especial nos métodos de hipnose e na ioga. Tem como objetivo adquirir uma maior consciência de si mesmo.

A sofrologia é bastante apreciada pelos esportistas.

O que é a sofrologia?
 Alfonso Caycedo  criou a sofrologia na década de 1960. De acordo com os seus princípios, é possível ter uma personalidade mais harmoniosa desenvolvendo uma maior consciência de si. Para Alfonso Caycedo, existe uma consciência harmoniosa que a sofrologia permite adquirir. 
A profissão de sofrólogo não é regulamentada no Brasil, e não existem cursos superiores; o exercício da sofrologia é, portanto, livre. A Associação Brasileira de Sofrologia (ABS) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em julho de 2009, que tem como intuito promover a sofrologia no país. 

Como ela funciona?
A sofrologia é uma escola da positividade. Seu objetivo é reforçar as estruturas positivas da personalidade e ajudar o paciente a harmonizar corpo e espírito.
Durante a sessão, o sofrólogo ajuda seu paciente a relaxar – principalmente graças ao controle da respiração – e em seguida lhe sugere visualizações que variam de acordo com os males que se quer curar. Existem dois tipos de métodos:
  • os relaxamentos dinâmicos, cujas técnicas se aproximam da ioga e que induzem a tomar consciência das suas próprias sensações físicas e, portanto, a conhecer melhor o seu corpo;
  • a sofronização, durante a qual, depois de ter ajudado o seu paciente a relaxar, o especialista trabalha através de sugestões mentais, que ele define previamente com o seu cliente.

A sofrologia, para que dores?
Por causa dos benefícios que proporciona, e a consciência do corpo que permite, este método é muito apreciado entre esportistas.
Ele também pode ser muito eficaz para tratar dores, distúrbios do sono e de aprendizado, ansiedade,  e para ajudar na preparação ao parto.
Por fim, a sofrologia pode ser útil no processo de abandono do tabaco e na drogadição. 
A maioria das sessões acontece individualmente e com o paciente sentado. Não existe nenhum contato físico.
Com a experiência, aos poucos, o paciente pode aplicar a técnica por conta própria, sem a ajuda do médico.

Copyright foto: Istock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'O que é a sofrologia?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo