0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Os dez esportes que mais queimam calorias

Fazer esportes é bom, mas fazer esportes queimando calorias é melhor ainda. Ciclismo, escalada, box, natação... Eis o ranking dos dez esportes que mais consomem energia.   

 1° lugar: a corrida 

Correr durante uma hora pode queimar 850 calorias.


Quanto?  850 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Porque a corrida trabalha praticamente todos os músculos e ajuda a fortalecer o coração. Sim, o coração é um músculo, ele pode, portanto, ser fortalecido quando treinado. Este esporte é igualmente aconselhado para aquelas que desejam perder a barriguinha que não diminui apesar das dietas, trabalhando os abdominais.

Para quem? Para todas, a não ser em caso de problema cardíaco ou de articulação. A corrida é um esporte normalmente apreciado. As primeiras sessões são em geral mais difíceis do ponto de vista físico, porque é preciso achar o ritmo e desenferrujar o corpo, mas muito rapidamente a prática se torna prazerosa.
O importante na corrida é que a prática seja regular: uma vez por semana para começar, em seguida duas ou três. Os resultados são, então, rapidamente percebidos, em especial em matéria de resistência: você passa a correr cada vez mais sem se cansar. Tranquilize-se, não há risco de se viciar, como dizem alguns; os benefícios podem simplesmente fazer mais adeptos.

Copyright foto: Istock

2° lugar: o ciclismo

Você pode gastar até 850 calorias, em uma hora, andado de bike.


Quanto? 570 a 850 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Porque, ao pedalar, a gente trabalha os músculos e articulações das pernas, a cavidade abdominal e o fôlego. Além disso, este esporte permite ganhar músculo mesmo quando se está voltando à atividade física. Outra vantagem: a bicicleta permite aumentar a capacidade respiratória e cardíaca.

Para quem? Para todo mundo, a não ser que haja problema de articulação. A prática da bicicleta tem muitas vantagens. Primeiro, não há imposição de ritmo, é, portanto, possível andar de bike mesmo sem ter treinado muito tempo antes. Além disso, a bicicleta malha as articulações, evitando choques, como a corrida. Por fim, o ciclismo permite melhorar seu fôlego e seu ritmo cardíaco, treinando regularmente sem ir além dos seus limites. 
Decididamente, este esporte é tudo de bom para as esportistas de fim de semana, que gostariam de recuperar uma boa condição física sem sofrer muito.

Copyright foto: Istock

3° lugar: o squash

É possível queimar 820 calorias por hora jogando squash.


Quanto? 820 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Para melhorar a flexibilidade, os reflexos e a resistência, o squash é ideal. Bastante completo, permite malhar o coração e aumentar a sua capacidade de execução. Este esporte também pode ser praticado com o objetivo de melhorar a performance em outros esportes.

Para quem? Para pessoas com bom condicionamento físico e que não  tenham problemas cardiovasculares, pois a prática do squash provoca aceleração cardíaca repetitiva o que não é aconselhado neste caso. Da mesma forma, se você tem claustrofobia, este esporte não é ideal. 
É um esporte que exige muito, então não dá para começar a fazer esportes pelo squash. É melhor começar por outro esporte com raquetes antes de tentar o squash, que é muito rápido e exige aguçada concentração para não perder a bola. Possuindo uma certa resistência física, ele pode ser praticado e permite malhar e, ao mesmo tempo, descontrair. Ele é particularmente recomendado às pessoas que buscam liberar tensões.

Copyright foto: Istock

4° lugar: pular corda

Pulando corda, você pode queimar entre 680 e 815 calorias.


Quanto? 680 a 815 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Primeiro porque é sem dúvida o esporte que exige menos investimentos: uma corda de pular custa menos que um par de tênis. Dito isso, a associação dos dois é de qualquer maneira preferível. Do ponto de vista dos benefícios, eles são múltiplos. A corda permite melhorar o equilíbrio, mas também a resistência e, portanto, a respiração. Outra vantagem, o uso da corda obriga a uma postura ereta.

Para quem? Para todas, a não ser em caso de problemas de articulação, nas costas ou cardíacos. Para começar, o melhor é esquecer as cordas de criança e achar uma que corresponde à sua altura. Informe-se nas lojas de esportes para encontrar a corda ideal. Em seguida, evite pular de meias ou com os pés descalços: mesmo sendo menos barulhento, é mais perigoso, e o risco de perder equilíbrio e cair é maior. Por fim, “preste atenção” na corda: se você não conseguir, é porque não está em boas condições (estresse, cansaço, a cabeça em outro lugar). Neste caso, deixe para depois e retome outro dia. 

Copyright foto: Istock

5° lugar: o futebol

Jogar futebol permite queimar entre 550 e 700 calorias.


Quanto? 550 a 700 calorias queimadas, em média, por hora.

Por quê? Além de ser uma paixão nacional, o futebol pode ser um bom aliado para manter a boa-forma e um bom condicionamento físico. Este esporte permite trabalhar os músculos dos membros inferiores, pernas e coxas, e ganhar resistência

Para quem? Como se trata de um esporte de alta intensidade, o futebol não é recomendável para aquelas que não costumam se exercitar regularmente. Ele é reservado, portanto, às mulheres com boas condições físicas. Em todo o caso, antes de começar a praticar futebol, é preciso consultar um especialista, assim você não irá se machucar, nem colocar sua saúde em risco. 

Copyright foto: Istock

5° lugar: o boxe

815 é o número de calorias que você pode queimar praticado o boxe.


Quanto? 615 a 815 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Se esquivar, se antecipar, bater. Estas são as palavras de ordem deste esporte de combate que atrai cada vez mais mulheres que buscam ganhar músculos e melhorar os reflexos e a agilidade. Além disso, o box malha o corpo todo aos poucos, com destaque especial para os braços. 

Para quem? Para todas, a não ser que haja problemas cardíacos ou visuais. O combate requer que se esteja o tempo todo em movimento, com deslocamentos rápidos que trabalham os reflexos tanto quanto os músculos. A resistência se torna também indispensável durante toda a sessão. Neste caso, nada de começar ao acaso, é preciso seguir os conselhos de um profissional para evitar de se machucar. Este esporte é também recomendado às pessoas nervosas que buscam um meio de se descontrair enquanto ganham músculos.

Copyright foto: Istock

7° lugar: o remo

Em uma hora, você pode gastar até 680 calorias praticando o remo.


Quanto? 580 a 680 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? o remo seco é o aparelho que trabalha o maior número de músculos da academia: os dos braços, das costas, das pernas e os abdominais. Além disso, os esforços regulares melhoram a resistência e a capacidade respiratória. Em suma, tudo para agradar. Mas é preciso achar motivação para começar...

Para quem? Para todas, a não ser em caso de distúrbios cardíacos. O remador faz esforços físicos importantes, portanto, convém conversar a respeito com o médico em caso de problema cardíaco, pois as acelerações do coração são numerosas. Da mesma forma, em caso de problemas nos joelhos ou nos ombros, peça orientação ao médico para não agravar o mal. O mais difícil, para o remador, é manter a posição correta, evitando machucados. O melhor é ter algumas aulas com um profissional que lhe ensinará a postura correta e os movimentos que deve fazer.

Copyright foto: Istock

8° lugar: a natação

A natação permite queimar entre 545 e 680 calorias.


Quanto? 545 a 680 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Porque debaixo desta reputação de ser um esporte leve, a natação trabalha muito os músculos. Você se sente leve na água e então consegue nadar como se nada fosse. No entanto, seus músculos trabalham bem mais do que se você estivesse fazendo os mesmos movimentos fora da água: a pressão da água reforça o esforço físico. A natação modela o corpo mas o malha ao mesmo tempo, principalmente em relação às pernas, braços e abdominais.

Para quem? Para todas, sem exceção! Sim, a natação é um esporte ideal: trabalha todos os músculos ou quase todos, sem choque nas articulações e cada um no seu ritmo. Ela é, portanto, recomendada para manter a forma sem muitos esforços e também em caso de osteoporose. Claro, impossível cair enquanto se nada. 
Mesmo no que diz respeito à mulher grávida, a natação é aconselhada; sem tentar bater recordes de distância: ela descansa as articulações submetidas ao peso adicional do bebê. Enfim, um esporte recomendado para todas.

Copyright foto: Istock

9° lugar: a escalada

Praticando a escalada, você pode queimar até 750 calorias.


Quanto? 540 a 750 calorias queimadas por hora, em média.

Por quê? Porque este esporte se apoia totalmente nos músculos dos membros. Com isso, o número de calorias queimadas explode, já que os braços não estão acostumados a serem solicitados tanto e devem suportar o peso do corpo para continuar avançando. Na mesma forma, a escalada exige flexibilidade e agilidade, sem esquecer a concentração, indispensável.

Para quem? Para quem não tem problemas de articulação. Pois o principal problema da escalada é que ela trabalha demasiadamente as articulações (punhos, tornozelos); cuidado com os machucados. Este esporte deve ser, igualmente, descartado se você sente vertigem do alto de uma escada. Os braços, as pernas e a cavidade abdominal serão muito solicitados, portanto, é preciso tomar cuidado para não se machucar. Por fim, a escalada é muito recomendada para aquelas que às vezes têm queda de auto estima, pois ela vai obrigá-las a ir além dos seus limites, manter objetivos e enfrentar desafios.

Copyright foto: Istock

10° lugar: a musculação

500 calorias por hora, você pode gastar fazendo musculação.


Quanto? Até 500 calorias por hora

Por quê? A musculação ajuda a controlar o estresse, melhorar o humor, regular o ritmo cardíaco, desenvolver a memória, o raciocínio e o foco. A musculação queima mais calorias que o exercício aeróbico, aumenta a massa muscular e melhora a postura da coluna.

Para quem? Para todas. A musculação é utilizada para os mais diversos objetivos. A musculação beneficia a saúde em muitos aspectos, pois contribui para o controle e a manutenção do peso, reduz o risco de diabetes e osteoporose, melhora a postura, a aparência e, portanto, a autoestima. Tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. Fortalece região da coluna vertebral. Assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico. A musculação deve ser praticada sempre com orientação de um profissional competente.

Copyright foto: Istock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Os dez esportes que mais queimam calorias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo