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9 truques contra pernas pesadas

Com a chegada dos dias quentes suas pernas ficam pesadas, às vezes dolorosas? Aqui estão alguns conselhos práticos para aliviar essa sensação.

Caminhe, caminhe, caminhe!

Andar favorece a circulação sanguínea.


A síndrome das pernas pesadas, chamada também de insuficiência venosa, traduz-se pela incapacidade das veias em fazer circular convenientemente o sangue dos pés em direção ao coração. 
Posições imóveis prolongadas favorecem os problemas de circulação: o sangue submetido à ausência de peso não circula corretamente. Caminhando, no entanto, o impulso dos pés no chão facilita o retorno sanguíneo.

Lembre-se: evite ficar parado muito tempo e caminhe o máximo possível. Aquelas que trabalham o dia todo em pé sabem muito bem: ficar parado favorece a sensação de pernas pesadas. 

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Exercite as panturrilhas

Para melhorar a ciculação sanguínea dos membros inferiores, exercite as panturrilhas!


Quanto mais os músculos de suas panturrilhas são exercitados, mais eles farão pressão sobre as paredes das veias, de tal forma que o retorno sanguíneo será facilitado. E para exercitar suas panturrilhas, não há segredo: basta caminhar, todos os dias, quanto mais tempo melhor e em um bom ritmo. Além disso, praticar esporte ajuda na luta contra as pernas pesadas.

A natação é particularmente aconselhada. Evite os esportes que exijam que você fique parada (ou quase) no mesmo lugar, tais como ginástica, tênis, badminton ou ainda musculação.

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Controle o seu peso

O excesso de peso pode ser a causa da sensação de pernas pesadas.


Em 4 de cada 5 casos, as pessoas que sofrem de varizes tem excesso de peso. E quando a massa muscular diminui em favor da massa gordurosa, as paredes das veias tendem a se distender e a perder elasticidade. Além disso, o peso do corpo exerce peso e pressão sobre as pernas, fazendo diminuir o retorno sanguíneo. Resultado: o sangue não circula bem nas pernas. Isto explica porque mulheres grávidas sofrem de pernas pesadas. 

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Sim aos banhos frios, não aos banhos quentes

Uma ducha fria nas pernas pode ser bénefica contra a sensação de pernas pesadas.


O calor dilata os vasos sanguíneos e favorece a obstrução das veias, originando sensações desagradáveis de pernas pesadas. O frio provoca o efeito inverso: ele ativa a circulação contraindo os vasos. Os banhos quentes e as saunas devem ser evitados pela mesma razão. Da mesma forma, com a chegada dos dias quentes, evite expor suas pernas, sobretudo ao sol!  

E ainda, o frio é um excelente anestésico natural portanto ele diminui as dores e a sensação de pernas pesadas. Em caso de forte calor, não hesite em aplicar um jato de água fria pela manhã e à noite, direcionando-o da parte de baixo das panturrilhas para o alto das coxas.

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Pernas para o alto!


Colocar as penas para o alto, sobre almofadas, por exemplo, ajuda a evitar a sensação de pernas pesadas.


Em frente à TV, no escritório...  não hesite em colocar as pernas para o alto. Não há nada melhor para evitar que o sangue fique parado na parte inferior das pernas.

Para dormir, coloque uma almofada sob seus pés ou sob o colchão. Se necessário, você pode cobrir suas panturrilhas com uma toalha úmida. Enfim, evite cruzar as pernas porque essa posição não favorece a circulação.

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Deixe os saltos altos e os jeans apertados no armário

Nem salto alto, nem sapatilhas. O ideal para uma melhor circulação sanguínea é o salto médio.


Prefira sapatos com saltos médios aos saltos altos e às sapatilhas baixas. Os saltos médios fazem os músculos trabalharem mais e favorecem a circulação sanguínea. Da mesma forma, evite meias, meias calça, botas... muito apertadas. Elas são péssimas para a circulação. 

Lembre-se : opte por roupas confortáveis e soltas.

Cremes, géis, massagens...

Massagear as pernas com um gel pode aliviar a sensação de pernas pesadas.


Uma pequena massagem é algo excelente para as pernas doloridas. Com a condição de massagear de baixo para cima, para ativar a circulação sanguínea nesse sentido. Segundo os especialistas, os géis são geralmente mais eficazes que os cremes porque eles penetram melhor. Eles são também mais fáceis de espalhar e aliviam imediatamente.

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Cuidado com o sal

A síndrome das pernas pesadas pode estar ligada à retenção de líquido. Por isso, evite alimentos muito salgados.


As pernas pesadas estão às vezes ligadas a um outro problema tipicamente feminino: a retenção de líquido. Nesse caso, o estilo de vida é muito importante principalmente no que diz respeito à eliminação de alimentos salgados demais. Para reduzir seu consumo de sal, evite os pratos já prontos, salgadinhos, frios ou ainda certos tipos de queijos. E mais, não coloque sal no seu prato quando estiver à mesa. E também evite cozinhar com caldos de legumes (galinha, etc.) em cubo. Prefira as especiarias: cominho, pimenta, ervas aromáticas, etc. 

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Consultar um angiologista ?


Consulte um especialista.


Você está sujeita à sensação de pernas pesadas qualquer que seja a estação, verão ou inverno? Você sente dores e incômodos nas pernas que aparecem ao longo do dia e se acentuam à noite? Você tem sempre os tornozelos inchados? Você tem cãibras regularmente? Talvez você esteja sofrendo de uma doença venosa e é preferível que você consulte rapidamente um especialista. Várias soluções podem ser propostas, dependendo do caso: meias de compressão, remédios flebotônicos, etc.

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