0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os alimentos ideais para consumir durante a amamentação

Comer de forma equilibrada durante a amamentação faz bem a seu bebê. Entre mitos e verdades, aprenda sobre as escolhas mais saudáveis para mãe e bebê

Alimentação saudável durante a amamentação é garantia de saúde e bem-estar a mamães e bebês


O aleitamento materno é uma das melhores formas de garantir a saúde do bebê em seus primeiros meses e também ao longo de toda a vida de seu filho. Não são poucos os estudos científicos que comprovam a importância da amamentação para fortalecer o sistema imunológico, estimular o crescimento e as funções vitais e evitar doenças. Mas para tornar esse período mais confortável a mamães e bebês, as mulheres devem prestar muita atenção ao que comem.

Nada de álcool e pouco café

Como os bebês absorvem os nutrientes dos alimentos ingeridos pelas lactantes, convém prestar muita atenção ao que se consome. O ideal é manter a dieta equilibrada, composta por legumes e vegetais, frutas, cereais integrais, carnes magras, peixes e aves. Recomenda-se ainda ingerir pouca gordura saturada, encontrada em frituras, manteiga ou margarina.

O consumo de gorduras saudáveis não pode e nem deve ser suspenso, pois elas têm um papel muito importante na estrutura nutricional e são benéficas ao bebê. Mantenha na dieta o azeite de oliva, abacate, castanhas, nozes e sementes em geral e peixes como salmão, sardinha e atum.

Como na gestação, recomenda-se suspender completamente a ingestão de álcool e evitar o açúcar em excesso. O café também deve ser ingerido com moderação, já que a cafeína, assim como o álcool, pode passar da corrente sanguínea da mãe para o leite. 

O seu médico e o pediatra do seu filho são fundamentais para orientar na escolha dos alimentos mais adequados neste período. Alguns alimentos que provocam gases, como feijões, cebola crua ou brócolis, devem ser evitados ou ingeridos em quantidades pequenas. E sempre cozidos e acompanhados de alguma proteína.

Observe a reação do bebê

Observe sempre como a criança reage quando houver qualquer mudança na sua alimentação. Assim, será fácil perceber os alimentos que lhe causam gases ou alergias e alterar o cardápio conforme a maneira que o bebê se comporta.

O leite de vaca é outro alimento polêmico e deve ser evitado, porque algumas crianças sofrem reações alérgicas aos componentes deste alimento. Mas se isso for um sacrifício muito grande para a mamãe, há alternativas como leite sem lactose. É claro que nem todos os bebês sofrerão de alergias ou rejeição aos alimentos menos indicados. Caso a mãe goste muito de leite, um copo ou dois por dia não faz mal.
 
Outra dica é beber muita água - não somente por ajudar na produção do leite, mas também por manter a hidratação da mãe - e comer em intervalos de 2 a 3 horas no máximo. E agora a boa notícia: amamentar emagrece e se a alimentação for saudável, as mães recuperam a forma física de antes da gravidez ainda mais rápido. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os alimentos ideais para consumir durante a amamentação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo