8
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Cistite: saiba como aliviar os sintomas com soluções caseiras

Conheça algumas medidas indicadas para amenizar as dores e o desconforto causados pelos sintomas da doença comum ao sexo feminino

Os sintomas da cistite podem ser aliviados com remédios caseiros.


Ardência ao urinar, frequentes idas ao banheiro para expelir apenas algumas gotas de urina e dores intensas nas regiões abdominal e lombar são apenas alguns dos sintomas da cistite, doença causada por inflamação ou infecção bacteriana das vias urinárias.

As mulheres costumam ser as mais afetadas pelo problema e um dos motivos é o fato de terem a uretra – canal responsável por conduzir a urina da bexiga para o exterior – mais curta que a dos homens. Também a proximidade do canal da uretra com o ânus facilita a contaminação da região por bactérias.

+ Higiene íntima: perguntas que não ousamos fazer

Especialistas indicam ainda que uma das causas da maior incidência da doença entre as mulheres está ligada à dificuldade em encontrarem banheiros adequados fora de casa, levando-as a segurarem a vontade de urinar por mais tempo. E prender a urina aumenta a chance de proliferação de bactérias.

As pressões na bexiga, causadas por prisão de ventre e até por relações sexuais, em função de algumas posições, também podem estimular a inflamação das vias urinárias femininas. A proximidade entre a vagina e a uretra pode facilitar a contaminação durante o sexo, e por isso existe uma associação da cistite à uma vida sexual intensa.

Na medicina tradicional, os médicos costumam receitar antibióticos à base de sulfonamida para o tratamento da doença. Mas existem também medidas caseiras, praticamente sem contraindicações, capazes de aliviar o desconforto e até mesmo curar a doença, dependendo do grau da inflamação.

Veja a seguir alguns métodos recomendados pela medicina naturalista para tratar a cistite, e que devem ser realizados tão logo apareçam os primeiros sintomas. As medidas podem, e devem, ser feitas em conjunto.

1) Beba bastante água
Para começar, beber meio litro de água ou de chá pouco concentrado de camomila estimula a produção de urina e ajuda a eliminar as bactérias na bexiga;

2) Aqueça o
 local da dor
Aplique uma bolsa de água quente na região lombar e também na região pélvica, pois o calor ajuda a aliviar as dores;

3) Bicarbonato de sódio

Uma colher de chá de bicarbonato de sódio, dissolvido em um copo de água, de três em três horas, é recomendado para tornar a urina menos ácida. A menor acidez da urina evita a proliferação das bactérias e alivia o ardor. Mas atenção: pessoas com pressão alta ou problemas cardíacos não devem ingerir bicarbonato de sódio sem autorização médica;

4) Iogurte
Os iogurtes à base de lactobacilos vivos podem ser aplicados in natura na entrada da uretra. As bactérias benéficas que esses alimentos contêm auxiliam a combater as bactérias invasoras;

5) Chá de cabelo de milho

O chamado “cabelo de milho" – fiapos que ficam entre a espiga e a casca do milho verde – atenua os sintomas por ajudar a eliminar a urina e pelo poder anti-inflamatório. Uma infusão de cabelo de milho in natura ou processado (vendido em lojas de produtos naturais) de 20 em 20 minutos é o recomendado. Caso não encontre o produto, substitua-o por ervas como erva-doce, camomila, macela ou erva-cidreira;

6) Evite alguns alimentos

Durante crises de cistite, convém evitar a ingestão de frutas cítricas ou ácidas. Também deve-se suspender o consumo de proteínas animais, como peixes, ovos, carnes e queijos. Estes alimentos tornam a urina mais ácida e a micção mais dolorosa;

7) Repouso

Além das medidas anteriores, deve-se sentar ou deitar confortavelmente, de forma relaxante. O ideal é repousar durante pelo menos três horas, levantando apenas para ir ao banheiro.

Após estes cuidados caseiros, a maioria das crises de cistite tende a diminuir ou mesmo desaparecer. Mas caso persistam os sintomas, é preciso consultar um médico o quanto antes.

Copyright photo: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Cistite: saiba como aliviar os sintomas com soluções caseiras', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo