0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os benefícios da berinjela para a saúde

Fonte de fibras e de vitaminas do complexo B, a berinjela tem seu consumo associado à redução de peso, já que causa maior saciedade e é pouco calórica. Veja outras vantagens de incluir o legume na dieta:

Boa para a dieta: 100 g de berinjela cozida contém apenas 19 calorias.


Considerada um alimento versátil, a berinjela integra o cardápio do brasileiro em receitas deliciosas e práticas de fazer. Para além de seu sabor e de suas qualidades nutritivas, o legume ainda tem papel fundamental na manutenção da saúde. Especialmente quando o assunto é perda de peso e gordura localizada.

Neste quesito, um dos benefícios do consumo da berinjela é que ela é rica em fibras, o que prolonga a sensação de saciedade e auxilia no funcionamento intestinal. Fora uma grande vantagem: o legume é pouco calórico. De acordo com a nutricionista Vanessa Lopes, 100 g de berinjela cozida contém apenas 19 calorias.


Em termos nutricionais, o legume é composto por vitaminas do complexo B (B1, B3 e B6), que estão relacionadas ao bom funcionamento do sistema nervoso central, e nasunin, um flavonóide que auxilia no combate aos radicais livres do organismo. “Este alimento também apresenta manganês, potássio e magnésio, que auxiliam na saúde dos ossos”, acrescenta Vanessa Lopes, que recomenda o consumo de três colheres de sopa de berinjela por dia, independente da forma de preparo. 

E falando em preparo, na hora de cozinhar, é interessante manter a casca do legumepreservando os nutrientes mais importantes de sua composição. Dessa forma, há o total aproveitamento de seus benefícios, já que a combinação das fibras com as vitaminas favorece a perda de peso, deixando o metabolismo mais ativo e ajudando na queima de gordura. Por isso, a berinjela ganhou destaque na dieta de quem deseja manter o corpo em dia

Um truque que promete turbinar a perda de peso é a chamada água de berinjela, mistura obtida por meio da imersão do legume cru em água. Ótimo aliado da saúde, o líquido possui propriedades funcionais que reduzem os níveis de gordura do corpo e atua como um fator positivo para quem busca emagrecimento de forma saudável. Em outras palavras: se combinado com uma alimentação saudável, ele pode sim deixar a barriga chapada! Veja como fazer:

Ingredientes
• 1 berinjela média
• 1 litro de água

Como Preparar
Corte a berinjela em pedaços pequenos, de preferência em cubinhos. Se estiver com casca, melhor ainda. Acrescente a água e deixe de molho durante uma noite na geladeira. Depois, é só tomar na manhã seguinte e por quanto tempo quiser, de acordo com Vanessa Lopes. “Não há restrição do consumo, crianças, adultos, idosos e gestantes podem consumir. Porém, procure variar com outras hortaliças para obter uma variação de nutrientes”, sugere a nutricionista. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os benefícios da berinjela para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo