0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Shakira

Nome completo:
Shakira Isabel Mebarak Ripoll

Data de nascimento: 02/02/1977

Cidade: Barranquilla

País: Colômbia

Signo astrológico: Aquário

Amigos: Beyoncé, Wyclef Jean, Pitbull
                                                                      







Revelada ao público mundial em 2001, com o sucesso “Whenever, Wherever”, Shakira tornou-se ao longo dos anos a estrela incontestável do pop latinoCom mais de 80 milhões de discos vendidos, essa autora, compositora, intérprete, dançarina e produtora também é conhecida por suas ações humanitárias, especialmente em prol de crianças carentes.


Da Colômbia para o mundo

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em 2 de fevereiro de 1977, na Colômbia, filha de um pai de descendência libanesa e de uma mãe espanhola. Desde muito cedo, a jovem se interessou por poesia e música, passando a compor suas primeiras canções antes mesmo dos 10 anos de idade. Graças à influência da família, ela também teve contato com dança do ventre ainda na infância, o que a inspirou a ser uma dançarina no futuro.

No início da adolescência, Shakira teve seu talento vocal rechaçado por professoras de canto de sua escola. Porém, um dos executivos da Sony Colômbia, Ciro Vargas, acreditou no potencial da garota e logo conseguiu um contrato duradouro para a jovem cantora. Em 1991, aos 13 anos de idade, ela então lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Magia

Ainda que tenha tido pouco sucesso comercial, o disco deu à Shakira uma grande exposição na mídia colombiana, o que impulsionou o lançamento de seu segundo trabalho, Peligro, em 1993. Devido aos baixos números de vendas do CD, a cantora decidiu fazer uma pequena pausa nas gravações para concluir seus estudos

Dois anos depois, ela voltou com gás total ao estúdio e trabalhou no disco que seria a porta para sua fama internacionalPies Descalzos, lançado em 1996. Com ele, Shakira obteve seis hits: "Estoy Aquí", "¿Dónde Estás Corazón?", "Pies Descalzos, Sueños Blancos", "Un Poco de Amor", "Antología" e "Se quiere, Se Mata".  A cantora até gravou um álbum de remixes com a versão em português de algumas faixas, devido ao sucesso que o disco teve no Brasil.

Cada vez mais popular na América Latina e nos Estados Unidos, Shakira lançou seu quarto álbum, Donde Están Los Ladrones?, em 1998, produzido pelo famoso Emilio Estefan. Mais uma vez, a cantora teve êxito nas paradas musicais, desta vez, com os singles "No Creo", "Ojos Así" e "Octavo Dia". Já no ano seguinte, ela recebeu o convite para gravar seu primeiro disco ao vivo, o MTV Unplugged: Shakira, com versões acústicas de suas músicas. Com ele, Shakira ganhou seu primeiro Grammy, na categoria de melhor álbum de pop latino.

Uma estrela do pop internacional

Devido ao seu crescente sucesso, Shakira passou a gravar músicas em inglês, na tentativa de atingir um público cada vez maior. A primeira investida bilíngue da cantora foi o single Whenever, Wherever” ("Suerte", na versão em espanhol), de seu primeiro álbum inteiramente em inglês e o quinto de sua carreira, Laundry Service (Servicio De Lavanderia, em espanhol), lançado em 2001.

A essa altura, Shakira deixou de lado os cabelos escuros à la Alanis Morissette e adotou longas madeixas loiras, dignas de diva pop internacional. A cantora também passou a assumir de vez o talento para a dança, incorporando coreografias sensuais aos seus clipes e shows ao vivo. O efeito da mudança também foi sentido em sua música: o rock e o folk que tanto a acompanharam no início deram lugar cativo ao pop dançante.  

Depois de 4 anos sem novos lançamentos, a cantora ressurgiu em 2005 com seu sexto álbum de estúdio, Fijación Oral, Vol. 1, editado apenas em espanhol. Mais uma vez, Shakira reapareceu no topo dos hit parades, especialmente com "La Tortura", dueto gravado com Alejandro Sanz. Ainda no mesmo ano, no entanto, foi colocado à venda seu sétimo disco e segundo em inglês, Oral Fixation, Vol. 2, que trouxe ao público o megahit "Hips Don't Lie", com participação de Wyclef Jean.

Enquanto promovia seus dois trabalhos, Shakira chegou a colaborar com diversos artistas, incluindo Beyoncé, em 2007, na música "Beautiful Liar". Entre outros trunfos de sua carreira, ela ainda participou do show em celebração à posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em janeiro de 2009, ao lado de Usher e Stevie Wonder. Poucos meses depois, a cantora lançou seu oitavo disco, She Wolf, editado em inglês e espanhol. 

Já no ano seguinte, Shakira voltou aos holofotes ao interpretar a canção-tema da Copa do Mundo FIFA 2010, "Waka Waka (This Time for Africa)", em parceria com o grupo sul-africano Freshlyground. E mais: em outubro de 2010, a cantora pôs à venda seu nono álbum de estúdio, Sale el Sol, também editado em dois idiomas. Com ele, vieram os hits "Loca" e "Rabiosa".

Emendando um trabalho no outro, Shakira anunciou que já estava trabalhando em um novo disco em novembro de 2011. Porém, seu décimo álbum de estúdio, que leva seu nome, saiu apenas em março de 2014. No meio tempo, foi lançado o primeiro single da empreitada, "Can't Remember to Forget You", com participação de Rihanna

Em paralelo à divulgação de seu disco mais recente, Shakira incluiu mais um projeto em seu currículo: o cinema. Além de participar da trilha sonora do filme de animação Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016), a cantora também emprestou a voz para uma das personagens da história, chamada Gazelle. Vale lembrar que Shakira já fez as vezes de atriz em uma telenovela colombiana, intitulada El Oasis, em 1994.

Uma grande mulher

Apesar da fama e do sex appeal que carrega, Shakira nunca fez a linha namoradeira. Durante 11 anos, a cantora foi companheira do advogado Antonio de la Rúa, filho mais velho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa. Após o fim do relacionamento, ela engatou um romance com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué

Os dois se conheceram durante as filmagens do clipe “Waka Waka”, em 2010, e assumiram o namoro em março de 2011. Desde então, o casal cultiva uma linda família, já que são pais de dois meninosMilan, nascido em 22 de janeiro de 2013, e Sasha, nascido em 29 de janeiro de 2015.

Além de sua carreria e de sua vida pessoal, Shakira também é muito dedicada à causas humanitárias. Em 1997, a cantora criou a fundação Pies Descalzos responsável por ajudar crianças colombianas carentes. Junto com outros artistas latinos, ela ainda criou a Fundação ALAS, instituição que pretende melhorar a vida de crianças latino-americanas que vivem em situação de pobreza. E desde outubro de 2003, Shakira é embaixadora da boa vontade da UNICEF, sendo uma das representantes globais da instituição.

Copyright foto: ABACAPRESS.COM

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Shakira', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo