0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Estudos avançam na busca por vacina universal contra a gripe

Cientistas criam nova vacina que protegeria os humanos contra todos os tipos de gripe

Hoje, a vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos.


Há décadas, cientistas pesquisam métodos eficazes e universais para imunizar as pessoas contra a gripe. O vírus dessa doença, que atinge milhares de indivíduos no mundo todo, muda a cada ano. Por isso, as vacinas disponíveis precisam se adaptar – o que explica por que elas nem sempre protegem totalmente contra a doença e precisam ser atualizadas todos os anos.

Obstinados, pesquisadores fizeram uma descoberta inédita que promete vencer a batalha contra o vírus Influenza e suas mutações: uma nova vacina universal foi testada em animais com resultados considerados satisfatórios por especialistas. Estas pesquisas foram publicadas na revista científica britânica Nature e na americana Science e divulgadas nesta semana. 


As equipes de cientistas concentraram os estudos na parte do vírus que é o principal alvo dos anticorpos, chamada hemaglutinina - responsável pela fixação do vírus nas células do corpo. A partir daí, eles isolaram parte dessa proteína - que é permanente – para criar uma vacina que forçaria o corpo a produzir anticorpos que teriam como alvo justamente essa parte em comum do vírus. 

Os ratos, furões e macacos foram infectados com doses letais de H5N1 (chamado de gripe aviária). A vacina protegeu quase todos os animais da morte provocada. "Esta descoberta é um passo importante para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe", indicou à agência AFP Gary Nabel, um dos autores do estudo britânico.  

Ambas as pesquisas ressaltam, no entanto, que a nova vacina está em fase de testes e ainda não foram realizadas experiências com seres humanos. Ainda não há previsão para serem testadas ou massificadas em todo o mundo. Enquanto isso não acontece, é importante que as pessoas continuem recebendo suas doses anuais contra a gripe, uma vez que a vacinação ainda é a melhor maneira de se proteger contra uma infecção pela doença.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Estudos avançam na busca por vacina universal contra a gripe', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo