0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Aprenda a usar chapinha sem danificar os fios

O uso contínuo da prancha pode deixar os cabelos sem vida, opacos e quebradiços. Para não abrir mão do seu item de beleza favorito, descubra as dicas para proteger os fios 

Utilizar um protetor térmico e secar bem os cabelos é essencial para garantir a saúde dos fios.


Melhor amiga de muitas mulheres, a chapinha é bastante prática na hora de domar o frizz e dar um jeito no cabelo amassado. Em poucos minutos, se tem um look impecável - um verdadeiro trunfo na correria do dia-a-dia.

Porém, é preciso tomar cuidado. Toda essa praticidade e rapidez tem um preço: as altas temperaturas emitidas pela chapinha podem detonar o cabelo, deixando-o opaco e quebradiço. 

Segundo Wagner Nascimento, hairstylist do salão Monde K, o principal erro cometido pelas amantes da chapinha é usá-la no cabelo úmido. “Esse é um erro gravíssimo. É o mesmo que fritar os fios, pois ao passar o aparelho térmico num cabelo úmido, a água que está dentro do fio é aquecida” alerta o hairstylist


Já existe no mercado aparelhos que prancham o cabelo mesmo se ele estiver molhado, porém são caros e nem sempre são aconselhados pelos especialistas. Por isso, a dica é secar bem o cabelo antes de começar a fazer a chapinha. 

Outro erro comum entre as mulheres é abrir mão do uso de protetores térmicos. Wagner explica que pranchas e modeladores, diferente do secador, aquecem o cabelo diretamente podendo causar um estrago maior. 

Sendo assim, o uso de protetores é indispensável para quem tem o hábito de usar o aparelho. Além de protegerem a cutícula do cabelo, esses produtos evitam surgimento de "uma sensibilidade no córtex, que ocorre em casos mais extremos de exposição ao calor”, explica o especialista. 

Ao contrário do que se pensa, usar chapinha diariamente não é nocivo para a saúde dos fios. Recomenda-se, entretanto, um prazo mínimo de 24 horas entre um procedimento e outro. O que, de fato, faz mal é não cuidar do cabelo. “Muitas vezes a chapinha deixa o cabelo com brilho, mas isso é uma armadilha. É indispensável repor os nutrientes essenciais para os fios”, explica. A dica então, é hidratar o cabelo semanalmente. 
 
Por último, o especialista recomenda o uso de xampus anti-resíduos. Esses produtos são fundamentais, pois purificam o cabelo evitando o aspecto pesado e oleoso causado pelo excesso de impureza nos fios.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Aprenda a usar chapinha sem danificar os fios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo