0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

CrossFit aumenta força e condicionamento físico

Este treinamento, usado até pelo exército americano, adapta movimentos de outras modalidades e pode ser realizado por pessoas de todas as idades

CrossFit: exercícios funcionais e aulas dinâmicas conquistam cada vez mais adeptos.


Nos últimos meses, o CrossFit ganhou força no país e está atraindo cada vez mais adeptos que buscam por exercícios funcionais para deixar o corpo em dia. Não são atividades pré-estabelecidas ou movimentos marcados que se repetem no decorrer das aulas. Muito pelo contrário: sua principal vantagem é justamente adaptar as atividades para qualquer tipo de pessoa, independente da idade, sexo, grau prévio de condicionamento físico, lesões ou deficiências.
 
O CrossFit em si não é considerado por especialistas um treinamento específico e, sim, um espaço onde são feitas as atividades focadas no fortalecimento do corpo, perda de gordura e ganho de massa magra. O programa, usado como treino pelo exército norte-americano, tem como principal objetivo aumentar o condicionamento físico.
 
Com as atividades realizadas, que misturam movimentos funcionais e exercícios de diversas outras modalidades, há um aumento da resposta neuroendócrina, o que permite o desenvolvimento completo das habilidades corporais.  “Nas atividades, englobamos 10 capacidades físicas do ser humano, equilibrando para cada indivíduo seu desempenho de força e até mesmo resistência, passando por outras aptidões como coordenação, agilidade, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio e precisão”, explica Joel Fridman, coordenador técnico da CrossFit Brasil. 
 
Desta maneira, os praticantes são preparados para encarar as funções diárias com menos dificuldade e mais eficiência, aumentando a qualidade de vida. Os treinos são feitos em pequenos grupos em aulas dinâmicas – sem seguir um método fechado de exercícios.  “Este é um dos diferenciais, não deixar o corpo se acostumar a apenas um tipo de estímulo para assim estar preparado para qualquer contingência do dia a dia”, reflete.  
 
Com a falta de uma rotina de exercícios, o treino no CrossFit pode variar muito e durar de poucos minutos e até mesmo horas.  Movimentos de ginástica, levantamento de peso e atletismo substituem os movimentos muitas vezes cansativos dos aparelhos de musculação. Desta forma, os praticantes ganham mais resistência física e força para fazer outros esportes como ciclismo, corrida e natação, por exemplo.
 
Abaixo, o treinador de CrossFit revela algumas dicas para quem pretende iniciar essa maratona de exercícios:
 
  • Não tenha pressa e aprenda bem a técnica de cada movimento antes de querer colocar muita carga ou acelerar demais a velocidade.
 
  • Não tenha medo e escute bem o seu treinador: ele poderá te aconselhar da melhor maneira possível para você ter um bom retorno do seu treinamento.
 
  • Antes de iniciar esta prática, consulte um médico para verificar sua saúde física.
 
  • E sempre, sempre converse com alguém antes de começar a treinar: se informe sobre aquele local de treinamento, pois assim como em todas as profissões também existem profissionais mal intencionados ou sem tanta experiência dentro de qualquer local de treinamento.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'CrossFit aumenta força e condicionamento físico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo