0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba quais são as posições sexuais ideais durante a gravidez

É possível encontrar formas confortáveis para a gestante e prazerosas para o casal, mantendo a chama do sexo acesa durante a gestação

A melhor posição sexual na gravidez é aquela mais confortável ao casal.


Quais são as posições sexuais mais adequadas para quem está grávida? Do ponto de vista clínico, especialistas afirmam que não existem nem posições consideradas  proibidas nem posição especificamente indicada para o sexo durante a gravidez. O mais importante é o conforto da gestante durante a relação sexual.

Segundo a ginecologista Flávia Fairbanks, coordenadora do Projeto de Sexualidade (Prosex) da Universidade de São Paulo (USP), uma gravidez de baixo ou nenhum risco não apresentará contraindicação em relação à atividade sexual. A médica afirma ainda que, muitas vezes, são os homens quem têm mais receio de fazer sexo com as parceiras grávidas.

“No imaginário masculino, o homem tem receio de  tocar com seu pênis o colo do útero e machucar o bebê, o que anatomicamente não é possível, assim como pressionar com seu próprio peso a barriga da mulher. Por isso cabe ao casal experimentar as posições mais confortáveis, no caso em que a gravidez não seja de risco”, explica a ginecologista da USP.


De qualquer modo, existem algumas recomendações sobre posições sexuais para  gravidez de  alto risco e elas devem ser respeitadas, seguindo a orientação do médico que acompanha a gestante. "Já uma gravidez de baixo risco não implica em nenhum impedimento para a prática sexual", afirma a Dra. Flávia Fairbanks.

Posições sexuais na gravidez

Veja a seguir algumas das recomendações sobre posições sexuais durante a gravidez. As dicas podem ajudar o casal a  sentir-se mais seguro durante o sexo e, assim, levar ao relaxamento tão fundamental para se chegar ao prazer.

  • Mulher por cima. Esta posição evita que o homem pressione o ventre da mulher durante a relação sexual. Também a mulher fica no controle quanto à intensidade e a profundidade da penetração, evitando a pressão uterina;

  • Mulher por cima, mas de costas. Tem as mesmas vantagens da posição anterior, mas pode ser mais excitante para o parceiro que, ao não ver a barriga da mulher, sente-se mais confortável, do ponto de vista psicológico, durante o ato sexual;

  • Posição “de ladinho”. O casal posiciona-se como se fosse dormir de “conchinha” e o homem penetra a mulher de maneira delicada, por trás. Posição muito confortável para ambos, especialmente nos últimos meses, quando a barriga já está maior;

  • Posição de quatro. Esta seria a menos recomendada, especialmente a partir do sétimo mês, pois é a mais favorável a desencadear contração. Isso porque a gestante fica contra a gravidade (a barriga para baixo) e a penetração acaba sendo mais profunda, aumentando as chances de o pênis tocar o colo do útero.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba quais são as posições sexuais ideais durante a gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo