0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

El Niño pode provocar epidemia de dengue

Segundo os estudiosos,  a corrente do El Niño vai durar até o próximo ano e será uma das mais intensas dos últimos 20 anos

Os sintomas da dengue incluem febre, dor intensa, náusea, vômitos e até a morte.


Pesquisadores internacionais anunciaram nesta segunda-feira (5), que o fenômeno climático conhecido como El Niño pode desencadear uma epidemia de dengue em grandes proporções no sudeste da Ásia.

O fenômeno causa aquecimento das águas do Pacífico além do normal, afetando o clima no mundo todo através da mudança nas correntes atmosféricas.

"Nossas análises mostraram que as temperaturas elevadas podem criar as condições ideais para que uma epidemia de dengue de larga escala se propague”, afirmou  Willem Van Panhuisprofessor assistente de epidemiologiada universidade de Pittsburgh.

Segundo os estudiosos,  a corrente do El Niño, que já começou e vai durar até o próximo ano, será uma das mais intensas dos últimos 20 anos. A maior preocupação é de que a epidemia sem aviso prévio sobrecarregue os sistemas de saúde pública, segundo Van Panhuis.

No estudo, os pesquisadores analisaram 18 anos de relatórios sobre a dengue ao longo do sudeste asiático e encontraram 3,5 milhões de casos em oito países.

Durante a última temporada do El Niño, de 1997 a 1998, a transmissão da dengue foi muito alta e coincidiu com as altas temperaturas, que permitiram que os mosquitos se reproduzissem mais rápido e propagassem o vírus da dengue com mais eficácia.

A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável 400 milhões de infecções ao ano, em média. Os sintomas incluem febre, dor intensa, dor de cabeça, náusea, vômitos e erupções na pele. 

Ainda não existe vacina para prevenir a doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a dengue aumentou bastante nas últimas décadas, colocando metade da população mundial em risco.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'El Niño pode provocar epidemia de dengue', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo