0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como não errar na escolha do convite de casamento

Um convite de casamento precisa conter as informações práticas sobre a cerimônia e festa. E o mais importante: deve ser a cara dos noivos!

Convites de casamento devem ser a cara dos noivos.


Após a decisão de hora, local e dia, um dos passos mais importantes na preparação do casamento é a escolha de como será o convite. Diante de tantas opções, da possibilidade de envio de convites eletrônicos – muitos com vídeos e animação – e da informalidade, hoje totalmente permitida, ainda existem algumas regras básicas a serem seguidas, para não errar na hora da escolha do convite de casamento.

O mais importante é o casal sentir-se livre para fazer o convite do jeito que sonhou. “Os casais sempre têm algo em mente, nem que seja ainda uma vaga ideia. A partir de como os noivos expõem o desejo deles, damos sugestões de forma e conteúdo. Tudo é possível!”, explica Samara Costa, diretora da Scards, empresa especializada em convites de casamento.

Foi o caso da fotógrafa Ana Witzel e o do seu marido, o engenheiro Pedro Witzel. Os dois sabiam que a festa de casamento e todos os demais preparativos deveriam ser adequados ao perfil do casal. Para o convite, Ana e Pedro escolheram uma ilustração do pintor holandês Vincent Van Gogh e, no texto, uma versão em português do trecho de uma das músicas dos Beatles.

“O convite de nosso casamento foi um pouco da referência da nossa história, além de ser a maneira de fazer os convidados irem entrando no clima da festa”, comenta a fotógrafa. A decisão de Ana e Pedro está alinhada com as tendências mais atuais.

Desde um convite de casamento inusitado - imitando o rótulo de uísque, por exemplo - a um convite bem formal, mas com um pequeno detalhe descontraído - como a fitinha do Senhor do Bonfim, se os noivos se conheceram em um Carnaval na Bahia-, o importante é os noivos se identificarem com o convite a ser enviado aos amigos e familiares.

As informações no convite de casamento

E isso vale não somente para forma, mas também para o conteúdo. Além da hora, local e data, algumas informações são opcionais. Como o tipo de roupa que os convidados devem usar, que só deve constar se o casamento for extremamente formal, pedindo traje black tie. Quanto ao nome dos pais no convite, essa informação que tende cada vez mais a ser flexível.

Se o casal se sentir mais confortável informando o nome dos padrastos, por exemplo, o nome dos genitores pode ficar de fora.  “Quando há problemas de relacionamentos sério nas famílias, os noivos optam por não colocar o nome dos pais”, explica Emanuelle Missura especialista em casamento, blogueira do site Casar é Fácil.

Em contrapartida, há casos em que os nomes de madrastas e padrastos estão no convite de casamento, junto com os nomes dos pais. Os noivos não são obrigados a colocar o nome de quem eles não queiram. Como reforçam especialistas, essas informações devem refletir as relações do casal com seus familiares, a fim de não causar surpresas nem constrangimentos.

Convite de casamento bem descontraído, imitando rótulo de uísque.


Outra dica importante é nunca colocar nem convites individuais para a festa e muito menos informação de listas de presentes. Simplesmente porque não funciona. As pessoas esquecem de levar ou vão acompanhadas de mais pessoas do que o número de pequenos convites estipulou.

Já sobre a lista de presentes, o convidado sempre vai procurar a informação. Seja diretamente com os noivos ou através de pais, padrinhos ou amigos em comum dos noivos. Quanto à distribuição dos convites, é sempre mais gentil entregar em mãos, mas isso não exclui a possibilidade de enviá-los por correio. O que, aliás, pode facilitar muito a vida dos noivos.

Convites via email ou criação de grupos fechados nas redes sociais também funcionam, desde que seja reforçado por telefone ou pessoalmente que os convites foram endereçados por meios eletrônicos.

Copyright fotos: Divulgação e Reprodução / Facebook /Convites de casamento personalizados

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como não errar na escolha do convite de casamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo