0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Acabe com o mau cheiro nas axilas

Entenda as causas do odor desagradável das axilas e saiba como eliminar o cheiro ruim debaixo dos braços

Excesso de suor é principal causa de mau cheiro nas axilas.


Um dos piores pesadelos em dias mais quentes é o excesso de suor na região das axilas e o consequente mau cheiro que se instala debaixo dos braços, popularmente chamado de 'cecê'. No verão, a preocupação só aumenta e nem sempre a escolha do desodorante certo é suficiente para eliminar o problema.

Causado pela proliferação de bactérias que adoram o 'ambiente' úmido pelo excesso de suor, o odor desagradável nas axilas pode perturbar todos os aspectos da vida social.  

Para evitar esse incômodo, existem algumas maneiras de cuidar da região das axilas, que vão desde produtos farmacológicos e cosméticos, até alimentação e procedimentos naturais.

Muito suor e mau cheiro nas exilas 

Uma das principais causas do mau cheiro nas axilas é mesmo o excesso de suor. A sudorese excessiva pode ocorrer quando as glândulas sudoríparas estão funcionando em excesso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, há ainda a possibilidade de o mau cheiro nas axilas ser causado por problemas de ordem emocional, como estresse e ansiedade. Esses fatores podem levar a suores acima do normal.

Veja dicas para evitar o mau cheiro das axilas

  • Tome banho. Parece óbvio, mas sabonete e água antes do desodorante é o básico para evitar o mau odor das axilas;

  • Acalme-se. Observe se há aumento de suor na região abaixo dos braços quando o emocional desequilibra;

  • Antitranspirante. Desodorantes ou produtos antitranspirantes para as axilas ainda são as melhores maneiras de se combater o excesso de suor e mau cheiro. Há mitos a respeito destes cosméticos. Converse com o dermatologista e use com segurança;

  • Toxina botulínica. Injetar o chamado 'botox' nas axilas tem se mostrado um tratamento eficaz contra o excesso de suor na região. O procedimento exige acompanhamento de um dermatologista;

  • Alimentação. Especialistas em medicina Ayurvédica e natural recomendam aumentar o consumo de folhas verde-escuras (como couve, agrião, espinafre  e rúcula) parar evitar o cheiro ruim nas axilas. A quantidade de clorofila e zinco destes alimentos ajuda a combater as bactérias causadoras do mau cheiro nas axilas;

  • Evite roupas sintéticas. As fibras naturais são melhores para arejar a região da pele, que já fica normalmente escondida, e ajudam a evitar o mau odor nas axilas;
 
  • Desodorante caseiro. Misturar água e bicarbonato de sódio e passar com gaze ou toalha limpa nas axilas é um excelente desodorante natural.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Acabe com o mau cheiro nas axilas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo