0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba quais devem ser os cuidados com os alimentos durante o verão

É preciso ter atenção à conservação, manuseio e ingestão sob o sol de alguns alimentos 

Mesmo saudáveis, alguns alimentos podem ser perigosos quando ingeridos sob o sol.


Alimentar-se bem durante o verão é fundamental para manter nutrientes e sais minerais tão importantes em dias de calor.  Além de ter cuidado com os excessos de alimentação nas férias, também é preciso se preocupar com a conservação da comida e evitar alguns alimentos que jamais devem ser ingeridos sob o sol.

Os raios solares e as temperaturas altas podem favorecer a oxidação da pele em contato com o alimento. Já o calor intensifica o risco de  proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, principalmente em carnes e cereais.

Alguns alimentos chegam a ser perigosos de se ingerir sob o sol. Seja por risco de estragarem ou por serem ácidos e causarem queimaduras na pele.


O que se deve evitar comer sob o sol

Segundo a nutricionista Isabel Jereissati, alimentos crus são sempre arriscados de se comer  no verão. Peixes, carnes e frutos do mar crus, assim como o  ceviche (de origem peruana, à base de peixe cru),  hambúrguer mal passado e steak tartare, devem ser evitados. O calor do sol favorece a proliferação de micro-organismos nos alimentos sem cozimento.
 
"Consuma sempre o alimento que é para ser frio, frio, e o alimento que deve ser quente, bem quente. A temperatura ambiente ou levemente morna é o meio ideal para a multiplicação de bactérias, fungos e protozoários", explica a especialista.
 
Pastas e molhos com maionese caseira, ou seja, feita com ovo cru, devem ser evitados. Estes alimentos aumentam o risco de intoxicação por salmonela, uma bactéria das mais perigosas, transmitida via alimentos contaminados. "Caso já exista alguma contaminação, o calor irá aumentar o potencial de intoxicação por salmonela", alerta a doutora Isabel.
 
O limão e outras frutas cítricas são outros alimentos perigosos de serem ingeridos no verão.  Em contato com a epiderme exposta ao sol, estes alimentos mancham a pele. A causa é a furocumarina, substância presente no limão que tem a capacidade de captar a luz, causando manchas na pele que demoram até dois meses para saírem.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba quais devem ser os cuidados com os alimentos durante o verão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo