0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Carnaval em Belo Horizonte: onde a folia e a tradição se encontram

Saiba mais sobre a tradição que surgiu antes mesmo da inauguração da cidade e que retorna cada vez mais às suas origens com desfiles de blocos e escolas de samba

Os desfiles de blocos agitam a capital mineira durante o carnaval.


Se por um determinado período recente o carnaval de Belo Horizonte passou por um momento de crise, os últimos anos vêm demonstrando que ele segue mais forte e mais próximo das suas tradições do que nunca. Um bom exemplo foi o de 2015, que levou milhares de pessoas para as ruas, seja para seguir os blocos caricatos que partiam de diversos pontos da cidade ou para acompanhar o desfile das escolas de samba.

Outro destaque também tradicional do Carnaval em BH é o desfile da Banda Mole, que serve de aquecimento, acontecendo uma semana antes dos desfiles oficiais. É partir daí que a capital mineira se transforma e as pessoas aproveitam para brincar nas ruas de BH, o que é a própria essência do Carnaval brasileiro. Conheça um pouco mais desta belíssima história do Carnaval de Belo Horizonte e não perca esta folia!

Carnaval em Belo Horizonte

A história do Carnaval em Belo Horizonte se confunde com a construção da cidade que seria a capital de Minas Gerais. Arquivos da prefeitura confirmam que em 1897, alguns meses antes da inauguração da cidade, os operários que trabalhavam nas obras desfilaram fantasiados em carros pela região da Praça da Liberdade, o que virou uma tradição.

Foto histórica dos primeiros foliões de Belo Horizonte.


Já no final da década de 40 tiveram início as batalhas de confetes e os bailes populares, o que deu origem também ao surgimento dos blocos caricatos e, em seguida, das escolas de samba. O Carnaval de Belo Horizonte foi oficializado somente em 1980, quando aconteceu também o primeiro desfile na Avenida Afonso Pena, o que seguiu até 1990. A partir daí a Prefeitura decidiu promover apenas bailes populares de Carnaval.

E um período difícil para os foliões de Belo Horizonte teve início a partir daí, quando os desfiles de Carnaval em BH começaram a ser realocados a cada ano. Assim, foram realizados na Avenida do Contorno; Via 240, no Bairro Novo Aarão Reis e na Avenida dos Andradas. Foi somente em 2014 que o desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos voltou para a Avenida Afonso Pena, sendo repetido em 2015 e certamente o ponto de encontro também para 2016. 

Agenda dos principais blocos do Carnaval em BH

Sábado de carnaval 06/02 


Bloco de Belô
A partir das 13h saindo da Avenida Álvares Cabral, 400. 
Bloco Du Seu Pai E Filhas De Gaby
15h - Avenida Afonso Pena 1537 – Centro
Bloco Praia da Estação 
Praça da Estação
Bloco dos Deuses – Criadores e Criaturas
Concentração: a partir de 14h  na Rua Sergipe, 1199 – Savassi
Me bebe que sou cervejeiro
Rua Tomé de Souza, 912

Domingo de carnaval 07/02 

Ordináaaarios 
Colégio Arnaldo
Me bebe que sou cervejeiro
Rua Antônio de Albuquerque, 378
Bloco dos Valetes 
Praça Lion
Bloco Angola Janga 
Rua da Bahia

Segunda de carnaval 08/02


Bom Bloquiu 
Praça da Bandeira
Baianas Ozadas
Me bebe que sou cervejeiro
Av. Cristóvão Colombo, 482, Savassi

Terça de carnaval 08/02 


Bloco Magnólia 
Caiçara
Me bebe que sou cervejeiro
Av. Cristóvão Colombo, 482, Savassi
Filhos de Olorum 
R. Quimberlita
Bloco Haja Amor 
Rua Ceará, 1568

Copyright foto: Arquivo histórico de Belo Horizonte/Prefeitura Municipal de BH

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Carnaval em Belo Horizonte: onde a folia e a tradição se encontram', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo