0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Anvisa aprova primeira vacina contra dengue no país

Empresa responsável pela vacina, Sanofi-Pasteur, afirma que produto deve estar disponível nas clínicas e postos em três meses

Vacina contra a dengue deve estar disponível em três meses nos postos e clínicas.


Uma excelente notícia para os brasileiros: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue. O produto, que é produzido pela farmacêutica Sanofi-Pasteur, já havia sido aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. A mesma vacina já estava disponível para a população no México e nas Filipinas. 

O próximo passo deve ser dado pela Câmara de Medicamentos (Cemed), que vai avaliar o preço final da vacina contra a dengue, processo que deve levar algum tempo. A previsão é de que o produto demore aproximadamente três meses para chegar aos postos da rede pública e clínicas.

Segundo a diretora médica da Sanofi-Pasteur, Sheila Homsani, esta foi uma surpresa de fim de ano, principalmente pela possibilidade de ter a comercialização da vacina contra a dengue já no primeiro semestre de 2016. “Mas é importante que se continue cuidando dos criadouros do Aedes aegypti porque a vacina protege, mas não vai acabar com o mosquito e a vacina não protege contra outras doenças disseminadas pelo vetor, como a zika”, reforçou.

Vacina contra a dengue

A nova vacina previne contra os quatro tipos de dengue conhecidos até hoje, podendo reduzir até 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes. É importante lembrar que somente este ano no Brasil foram registrados mais de 2 milhões de casos de dengue, sendo que 1,4 milhão foram confirmados e mais de 800 pessoas morreram vítimas da doença.

Antes de ser aprovada a vacina passou por testes feitos em 40 mil pessoas, com idade entre nove meses aos 60 anos, em 15 países diferentes, entre eles o Brasil. Os resultados destes testes foram entregues no fim de 2014 para que fossem analisados. A Anvisa começou a analisar o pedido de liberação da vacina em março deste ano. 

Apesar de ser indicada a aplicação em larga escala pelo governo, uma vez que a dengue é uma doença que atinge um percentual muito grande da população anualmente, o laboratório afirma que o produto também estará disponível no mercado privado

Sua aplicação deve ser feita em três doses com intervalo de seis meses entre elas. Assim é possível garantir a proteção de 93% em crianças a partir de 9 anos de idade.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Anvisa aprova primeira vacina contra dengue no país', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo