0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como evitar as dores musculares depois da atividade física

Dores musculares  são causadas pelo excesso de exercício, variações no treinamento ou ajuste inadequado das cargas e podem durar até três dias

Saiba como evitar as temidas dores musculares depois da atividade física


Começar a praticar alguma atividade física é uma ótima iniciativa para evitar inúmeras doenças e dar um basta ao sedentarismo. Contudo, o começo costuma ser difícil devido às dores musculares que surgem pelo corpo. Geralmente, elas são causadas pelo excesso de exercício, variações no treinamento ou pelo ajuste inadequado das cargas, seja no inicio da prática ou no retorno às atividades depois de algum tempo inativo.

As dores costumam se iniciar no dia seguinte à prática da atividade física e podem durar até três dias. De acordo com Marcus Vinícius Mattos, professor de educação física do Espaço Stella Torreão, as dores musculares são microlesões que atingem uma fina camada responsável por revestir as fibras musculares. O resultado é uma resposta inflamatória do organismo para promover a regeneração do tecido muscular lesionado. 

As dores atingir o corpo inteiro. Segundo Mattos, todos os músculos que são ativados durante a atividade física proposta poderão sofrer este tipo de reação. “Normalmente aqueles mais exigidos ou menos adaptados para tal atividade serão os afetados, como por exemplo: musculatura da perna na corrida e a musculatura da parede abdominal no pilates.”

Mas não é apenas a atividade física que pode causar dores musculares. Isso pode ser, entre outros fatores, um sinal de infecções (incluindo a gripe), de transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus), além de ser um dos possíveis efeitos colaterais de medicamentos para reduzir a pressão arterial.

Dicas para evitar as dores

A dica do professor para evitar ou minimar as dores musculares é adequar as cargas de treinamento na hora do exercício. Segundo ele, principalmente para praticantes iniciantes, é indispensável subestimar a intensidade. “Por exemplo: carga do exercício da musculação ou velocidade da corrida e o volume, como número de séries e número de exercícios na musculação ou distância total a ser percorrida", ensina.

Outra dica é evitar fazer o mesmo exercício enquanto a dor persistir. Porém, outras atividades podem ser recomendados para a mesma região como corrida, bicicleta ou hidroginástica. O aquecimento antes do treino também é indispensável para que os músculos estejam flexíveis e assim evitar lesões durante atividades intensas.

Também não é indicado começar a prática fazendo exercícios pesados ou intensos. A sugestão é começar com exercícios leves e aumentar gradualmente sua intensidade. Outro ponto importante é alongar o corpo antes e depois do treinamento para evitar o enrijecimento muscular deixando os músculos fiquem mais flexíveis e menos propensos a se lesionar.

Por fim, a hidratação é fundamental. Não beber água no início de uma rotina de exercícios ou esportiva pode resultar em tontura e desmaios, além de contribuir para o aparecimento das dores musculares.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como evitar as dores musculares depois da atividade física', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo