0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Surto de microcefalia causado por Zika vírus faz OMS declarar emergência internacional

O aumento de casos no Brasil e no continente americano faz a organização se mobilizar com ações para evitar o avanço ainda maior da doença do mundo

OMS mostra preocupação com números assustadores de casos no continente americano.


O crescimento vertiginoso no número de casos de microcefalia no Brasil, que tem relação direta com o Zika vírus, despertou o interesse da comunidade internacional. Nesta semana, membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniram em Genebra para discutir a proliferação do Aedes aegypti bem como o aumento da malformação e problemas neurológicos em bebês em todo continente americano.

Graças ao rápido avanço da doença, a organização decretou emergência de saúde pública de interesse internacional, garantindo que deverá mobilizar pesquisadores e recursos para combater o mosquito e as doenças transmitidas por ele. As medidas permitem ações conjuntas entre diversos países para desvendar a relação entre o vírus e os casos de microcefalia que explodiram nos últimos meses além de estudar os riscos da disseminação mundial do Zika. 

A OMS divulgou que entre 3 e 4 milhões de pessoas devem contrair o Zika em 2016 somente no continente americano e, destes casos, 1,5 milhão devem ocorrer no Brasil. Pelo menos 22 países já confirmaram implicações decorrentes do vírus, entre eles, Colômbia, Paraguai, México, Venezuela, Equador e Panamá. 

A preocupação mundial também gira em torno da falta de imunidade ao vírus, cuja vacina ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento. Sem imunização, especialistas recomendam que a população auxilie no combate ao mosquito com medidas simples que evitam a reprodução do Aedes aegypti como a eliminação de focos de água parada. 

No caso das mulheres grávidas, os médicos recomendam a realização de todos os exames pré-natal bem como o uso de repelentes indicados por ginecologistas além de roupas com mangas e calças compridas. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Surto de microcefalia causado por Zika vírus faz OMS declarar emergência internacional', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo