0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

EUA confirmam primeiro caso de zika vírus transmitido sexualmente

Primeiro caso da doença transmitido por meio de relação sexual confirma tese de pesquisadores que já haviam levantado esta possibilidade há alguns anos

Transmissão do zika vírus por relação sexual aumenta a preocupação das autoridades.


Se a situação já estava séria com a contaminação pelo Zika vírus por meio da picada do mosquito aedes aegypti, fica ainda mais complicada com esta notícia. As autoridades de saúde do estado do Texas, nos Estados Unidos, comunicaram o primeiro caso de paciente que foi infectado com o zika vírus por meio de uma relação sexual.

O caso foi confirmado também pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o que traz um novo alerta para países de todo o mundo. Segundo as autoridades, o paciente recebeu o vírus ao se relacionar sexualmente com uma pessoa que havia retornado de um país onde o vírus está presente e que havia contraído a doença no local.

Zika vírus transmitido sexualmente

Normalmente, o zika vírus é transmitido por meio da picada do mosquito, mas os cientistas têm explorado a possibilidade de que o vírus também possa ser transmitido durante a relação sexual sem proteção. 

A notícia pegou a todos de surpresa, pois até então as autoridades de saúde do Brasil e dos demais países onde o vírus circula estavam concentrando o combate da doença apenas no controle ou eliminação do mosquito. Com a descoberta será preciso ampliar as ações de combate e prevenção.

existiam registros anteriores que apontavam para a presença do vírus no sêmen de um homem no Taiti, o que levou os pesquisadores a aprofundar os estudos. 

Outro caso é o relato de um pesquisador que havia sido infectado em um outro país fora dos Estados Unidos, transmitindo depois para sua esposa após regressar, em 2008. Vale lembrar que ainda não há vacina contra o Zika vírus.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'EUA confirmam primeiro caso de zika vírus transmitido sexualmente', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo