0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Livro infantil: histórias que vão além das princesas

Histórias de personagens reais adaptadas às crianças e outras obras menos fantasiosas já fazem parte do universo do livro infantil

O livro infantil da coleção Antiprincesas da Editora Chirimbote fala de personagens reais.


Um livro infantil deve não somente ter uma história interessante, mas também, de preferência, legar algumas lições de vida e valores aos pequenos. Assim como alguns filmes para crianças divertem e ensinam, a literatura infanto-juvenil cumpre cada vez melhor este papel.
 
Uma das grandes tendências do mercado editorial atual são histórias fora do lugar-comum. Uma dessas iniciativas é da editora argentina Chirimbote. A coleção intitulada Antiprincesas já lançou dois livros infantis. O primeiro deles conta a história da artista Frida Kahlo, enquanto o segundo foi dedicado à cantora chilena Violeta Parra.
 
Estas edições ainda não estão disponíveis em português. Mas um livro infantil mais próximo da realidade, trazendo histórias verdadeiras adaptadas às crianças,  tem grande chance de agradar pais e filhos quando chegar ao país.
 

Histórias inovadoras nos livros infantis

Mas nem apenas de personagens reais vive a literatura infantil de vanguarda. Através da ficção, um livro infantil pode mostrar para as crianças situações condizentes com sua vida diária.
 
No livro de Babette Cole, A Princesa Sabichona (Ed. Martins Fontes) uma princesa rebelde faz um acordo com o pai para não se casar e sim fazer outras coisas na vida antes de tomar decisão tão importante. Estudar, viajar e fazer amigos estão nos planos e na história desta princesa diferente.
 

Livro infantil que fala sobre os defeitos que todo ser humano tem.


Outro exemplo de proximidade entre ficção  e realidade da criança é a história da Até as Princesas Soltam Pum (Ed. Brinque Book) , de Ilan Brenman. Mostrar as imperfeições humanas que atingem até as princesas é o maior mérito da história deste livro infantil.
 
Saindo um pouco do tema princesas, há mais exemplos de literatura para crianças que pode ajudar os pais na educação dos filhos.  O livro escrito pelo compositor Chico Buarque, Chapeuzinho Amarelo (Ed. José Olympio), cumpre bem este papel.

Na singela história, com ilustrações do cartunista Ziraldo, uma menina com pavor de lobos aprende a domar seu medo, sem a ajuda de lenhadores e muito menos sem sustos ou mortes no final.

O livro infantil escrito por Chico Buarque aborda o tema como superar os medos.

 
Já no  livro infantil Menina Bonita do Laço de Fita (Atica editora), da consagrada autora Ana Maria Machado, um coelho que admira uma criança negra e a considera a pessoa mais bonita do mundo, busca descobrir como ficar preto e bonito como ela. Uma bela  história infantil para ensinar sobre a importância da autoestima e a plantar sementes anti-racismo.
 

Um livro infantil que fala sobre autoestima.

 
Copyright fotos: Divulgação

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Livro infantil: histórias que vão além das princesas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo