0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dieta não precisa atrapalhar a vida social

Veja dicas práticas de como não sair da dieta, sem deixar de sair com os amigos

É possível ter vida social quando se está de dieta.


Uma vez tomada a decisão de emagrecer, diversos fatores externos podem ajudar ou atrapalhar a empreitada rumo ao bom relacionamento com a balança. Uma das maiores dificuldades de seguir uma dieta são os eventos sociaisFestas, casamentos, jantares, um chopinho após o expediente ou um inocente almoço entre colegas de trabalho não precisam virar desculpa para colocar a dieta a perder.
 
A boa notícia é que com um pouco de autocontrole e planejamento, a vida social não precisa ficar de lado quando se está de regime. É preciso adaptar a dieta à vida diária, dizem especialistas. Sem isso, o fracasso no processo de emagrecimento é iminente.

Dependendo de qual dieta de emagrecimento se esteja seguindo, as adaptações podem variar. Numa dieta rica em proteínas, por exemplo, pode ser um pouco mais difícil frequentar restaurantes. Já quando se está seguindo uma dieta de pontos, o planejamento fica mais fácil porque todo tipo de alimento ou bebida é permitido.
 

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Mesmo assim, é preciso ficar de olho na quantidade, especialmente de bebidas alcoólicas, pois elas podem provocar desidratação. O ideal é intercalá-las com bebidas não-alcoólicas, sobretudo durante a dieta.
 
“O álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios da bebida, como a desidratação,  intercale com água ou sucos na proporção de dois copos para um”,  orienta a nutricionista Paula Fernandes Castilho. Mas mesmo quem não bebe e está de dieta, costuma sofrer em eventos sociais.
 
Isso por causa das pessoas ao redor, a turma que, mesmo bem intencionada, não aguenta ver alguém no grupo sendo privado de coisas gostosas. Insistem com as típicas frases “só hoje” ou “unzinho só não vai estragar sua dieta”. Resistir a essa insistência por vezes é mais difícil do que resistir às comidas.
 

Alguns truques para driblar os inimigos da dieta

  •  Os ‘amigos da onça’. Segundo o manual de dicas do Vigilantes do Peso, o melhor é avisar com antecedência aos amigos mais próximos que está de dieta. Peça para ninguém insistir. Quem for amigo verdadeiro não apenas vai respeitar, como também vai defender quando algum ‘chato’ quiser quebrar sua decisão, insistindo para você devorar guloseimas;
  • Estratégia com a bebida. A caipirinha (260 calorias em um copo de 250 ml) pode ajudar a acrescentar alguns quilinhos extras em comparação com a cerveja (150 calorias uma lata). Acontece que a cerveja geralmente se toma mais rápido, pois convém bebê-la gelada. Peça, então, uma caipirinha com adoçante (as calorias caem para 170). Bebendo lentamente, rende quase a noite toda;
  •  Enquanto todos tomam sorvete...Peça um picolé de qualquer sabor de frutas (60 calorias a unidade). É a melhor opção para comer na praia, sem ninguém perceber que você está de dieta;
  • Para quem não bebe. Prefira o chá gelado (55 calorias em um copo de 250 ml) ou a água de coco (80 calorias em um copo de 250 ml). Estas são as opções mais saudáveis para quem está de dieta consumir. Melhor que refrigerante, que contém alto índice de sódio. Para quem sente muita falta de refrigerante, uma dica: peça uma água com gás, uma limonada sem açúcar e adoçante. Vá misturando a água gasosa com a limonada e terá uma soda natural;
  • No restaurante ou bar. Em vez de olhar o cardápio, que em geral deixa com água na boca, pergunte diretamente ao garçom o que tem no menu à base de proteínas e legumes. Pode ser desde um bife com legumes ou salada, até a muçarela de búfala com tomate. Para petisco, peça uma salada de palmito. Geralmente vem em rodelas e dá para beliscar de forma saborosa e saudável;
  • No coquetel. Nos eventos em que há garçons servindo, a dica é pegar um petisco mais saudável, como um espetinho de queijo e tomate, ou presunto com fruta. Procure manter sempre uma comida ou bebida na mão. Caso seja prato, mantenha o seu sempre cheio e coma devagar. Assim, ninguém vai ficar reparando se você está comendo ou não. E a dieta está salva!
 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dieta não precisa atrapalhar a vida social', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo