0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Na era do digital, saiba como incentivar a leitura entre as crianças

Exemplo em casa e alguns hábitos em família e na escola ainda são a melhor maneira de incentivar a leitura

O incentivo à leitura deve começar cedo.


Uma casa cheia de livros na estante, mas que ninguém nunca pega, pode estar menos propensa a incentivar a leitura entre as crianças do que um lar com poucos livros, mas que estão sempre sendo utilizados. “O exemplo ainda é uma das formas mais eficazes de educação infantil”, acredita a psicanalista Maria Correa, especialista em atendimento a  famílias.
 
Pais que leem, portanto, têm mais chances de transmitir o gosto pela leitura aos filhos. Mas mesmo pais que não têm hábito de ler também podem incentivar a leitura e o amor pelos livros.
 
“Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor”,defende a educadora e pedagoga, Elisângela Sores Ramos.
 

Contato com livros desde cedo

Em um dos seus recentes artigos acadêmicos, Elisângela defende que incentivar a leitura pode começar muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto, não precisa ter contato com eles.  Já outros costumam afirmar que não há como o livro competir com os brinquedos eletrônicos.
 
Especialistas em educação discordam. “As crianças muito pequenas valorizam o livro pelas cores, formas e figuras Mais tarde, darão significados às imagens, identificando as palavras e desenvolvendo a linguagem. A criança percebe desde muito cedo que livro é uma coisa boa, que dá prazer”, avalia a pedagoga.

Além do contato com os livros, é possível incentivar a leitura entre crianças com alguns hábitos em família:
  • Contar histórias às crianças antes de dormir;
  • Frequentar bibliotecas e livrarias;
  • Assistir a teatro infantil;
  • Dar às crianças os livros nos quais os filmes que tenham gostado foram baseados;
  • Mostrar às crianças que alguns jogos eletrônicos usam personagens épicos ou da literatura. Mostrar esses livros para as crianças é uma boa maneira de incentivar a leitura entre os pequenos.
 

A escola como aliada da leitura

Os pais também devem se informar como a escola do filho trabalha para incentivar a leitura. A professora Márcia Santos, educadora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, desenvolveu a biblioteca da escola onde trabalha, aos pés de uma comunidade carente da capital carioca.
  
Na sua experiência com crianças, tanto da rede pública como da rede particular de ensino, Márcia ressalta uma característica em comum aos estudantes de todas as classes econômicas e sociais: a curiosidade infantil. É através do despertar dessa curiosidade que a professora baseia seu trabalho de incentivar a leitura na escola.
 
“Na minha época de criança diziam que a TV era a inimiga da leitura. Agora são jogos e tablets. Claro que o mundo digital é divertido. Mas as crianças são abertas a todo tipo de entretenimento. Das brincadeiras antigas à leitura. Há espaço para os dois”, ensina a professora.
 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Na era do digital, saiba como incentivar a leitura entre as crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo