0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como prevenir a cãibra

Ter uma dieta saudável e manter-se sempre hidratado é uma das dicas do especialista

Aprenda a prevenir a cãibra.


A cãibra pode durar minutos, às vezes segundos, mas o incômodo costuma ser intenso. Ela é caracterizada por uma contração involuntária, súbita, visível e dolorosa da musculatura esquelética. Geralmente a cãibra é benigna e se associa à prática de atividade física (durante ou logo após o exercício), mas também pode ocorrer durante o sono ou repouso.

De acordo com Dr. Dimas Elias Democh Junior, médico do esporte do Fleury Medicina e Saúde, quando a cãibra é associada à atividade física, ela acomete a musculatura envolvida no gesto esportivo que está sendo praticado e é mais prevalente naqueles de alta intensidade. “A dor muscular, mesmo após o término de um episódio de cãibra, pode persistir por até 72h”, esclarece o especialista.

Causas 

Ainda não se sabe o que, de fato, causa a cãibra, porém, Dimas conta que os primeiros casos foram observados em trabalhadores em condições quentes e úmidas. A partir daí se formulou a primeira explicação para a sua origem como sendo a desidratação e o distúrbio eletrolítico (queda de sódio e potássio, baixos níveis de cálcio e magnésio). 

“Na verdade, os principais fatores estão associados ao aumento de intensidade e duração do exercício e do nível de treinamento do indivíduo. Além disso, quedas nos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemias) também podem estar relacionadas, assim como deficiências das vitaminas do complexo B (B1, B5 e B6)”, explica o médico.

A cãibra, pode atingir em maior frequência pessoas com doença renal crônica, principalmente aqueles em hemodiálise, devido ao sedentarismo desse tipo de paciente; asmáticos, que podem ter cãibras durante ou após as crises, causada pela hiperventilação ou devido a algumas medicações usadas no tratamento, e por fim, pacientes com insuficiência vascular periférica (varizes), pela diminuição do retorno venoso.

Prevenção

Segundo o especialista, a principal forma de prevenir a cãibra é fazer um exercício adequado ao condicionamento físico de cada um. Confira outras dicas abaixo:

  • Procure seguir um programa de treinamento individualizado e com progressões gradativas de intensidade e volume (duração). 
  • Mantenha uma dieta saudável que contemple a quantidade adequada de carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais. 
  • Esteja sempre hidratado e aumente a ingestão de água ou bebidas isotônicas quando praticar exercícios em dias mais quentes. 
  • Evite atividades extenuantes em ambientes muito quentes e de umidade elevada.

Outra forma de prevenção bastante popular consiste no consumo de banana, fruta rica em potássio. Porém, segundo Alessandra Belickas Carreiro, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, a ingestão inadequada de sódio ou potássio não tem relação direta com a contração involuntária e localizada dos músculos. 

"Não existe nenhum alimento que possa contribuir de fato para sua prevenção, no entanto, não podemos descartar a importância de manter uma alimentação equilibrada para prevenir outras desordens metabólicas”, finaliza a nutricionista.

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como prevenir a cãibra', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo