0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dieta sem carboidratos pode fazer mal?

Saiba como equilibrar o cardápio e fazer a dieta trazer os efeitos esperados, sem prejudicar a saúde

A dieta sem carboidratos pode trazer riscos à saúde e prejudicar a perda de peso.


Nos últimos vemos com mais frequência a busca cada vez maior por maneiras de perder peso, o que acaba levando muitas pessoas a adotar medidas extremas em nome da boa forma. Apesar do alerta de especialistas em nutrição, ainda é comum se colocar a a saúde em risco adotando dietas ultra restritivas, entre as quais, destaca-se a dieta sem carboidratos.

O objetivo deste artigo não é afirmar que este tipo de dieta é errado, mas sim alertar para os riscos de se restringir a ingestão dos carboidratos sem um equilíbrio alimentar - ou mesmo sem o acompanhamento de um profissional de nutrição.

De acordo com a nutricionista Fernanda Jacob Freitas, a dieta sem carboidratos pode funcionar muito bem, levando a uma maior rapidez na perda de peso, mas é preciso ter cuidado. "O indicado, no entanto, é que ela seja aplicada em períodos mais curtos, de no máximo 7 dias”, alerta a especialista. 

Riscos da dieta sem carboidratos

Entre os riscos destacados pela nutricionista, o fato de se retirar a principal fonte de energia do corpo é o mais preocupante. “O corpo precisa de energia para realizar as tarefas básicas, como sintetizar hormônios e manter o cérebro ativo, por exemplo, e ela vem principalmente da ingestão de carboidrato”, destaca. 

A nutricionista lembra ainda que entre os sintomas do exagero estão a falta de ânimo, dor de cabeça e tonturaOutro fator preocupante é que o organismo vai buscar esta energia nas reservas que tem

“A falta da energia vinda da alimentação (restrita) leva o corpo a queimar outro ‘combustível’ e o glicogênio, presente nos músculos, se torna o principal alvo", afirma Fernanda Jacob, lembrando que isso provoca a perda de massa muscular, não de gordura.

Equilibrando a dieta

Se o seu objetivo é emagrecer com saúde, em vez de apostar em dietas com restrição rigorosa de carboidratos, uma dica importante é se valer de substituições saudáveis, e pobres em carboidratos, aos alimentos que você come normalmente. Entre eles, pode-se destacar os iogurtes, gelatina, queijo branco e alguns legumes.

A nutricionista afirma ainda que é possível priorizar carboidratos com baixo índice glicêmico, evitando uma restrição mais rigorosa. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico já são normalmente recomendados para quem quer emagrecer”, afirma Fernanda. Cereais, massas e arroz integrais estão na lista de carboidratos com baixo índice glicêmico.

Outra maneira de perder peso e manter a saúde é evitar o consumo de carboidratos à noite. “É no final do dia que o metabolismo está mais lento, sendo a hora de dar prioridade para alimentos de fácil absorção e, de preferência, sem carboidratos. Com isso é possível evitar o acúmulo de calorias em forma de gordura", conclui.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dieta sem carboidratos pode fazer mal?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo