0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Cardápio de Semana Santa: inove e surpreenda com os sabores da Páscoa

Cardápio alternativo ajuda a fugir um pouco da tradicional bacalhoada de Páscoa, mas sem perder a essência da data

Cardápio alternativo de Páscoa é opção para fugir da mesmice.


A Semana Santa chegou e com ela o tradicional costume de preparar a bacalhoada para as comemorações também veio. Algumas pessoas até procuram mudar a receita, buscando criar algum sabor que destoe do prato usual, mas nem sempre os resultados são alcançados.

Para mudar um pouco as tradições sem perder o espírito da Semana Santa – da qual o bacalhau já é peça fundamental – pedimos ao chef Geraldo Mattos Vieira que nos ajudasse a criar um cardápio harmonioso para este período, saindo um pouco do tradicional, mas sem perder a essência

É importante lembrar que se trata apenas de uma sugestão, podendo ser alterada de acordo com os produtos disponíveis e o gosto de cada pessoa. O importante é tomar cuidado para que os novos ingredientes não destoem da receita original

Cardápio da Semana Santa

Entrada: Salada Niçoise

A Salada Niçoise é uma boa pedida como entrada para uma refeição de Páscoa, principalmente por se tratar de um prato leve, colorido e com características bem tropicais.

Prato principal: Risoto de bacalhau

Para fugir um pouco da tradicional bacalhoada de páscoa, uma opção deliciosa e muito simples de preparar é o Risoto de Bacalhau. É uma receita leve e que combina muito com a ocasião.

Sobremesa: Mini Ovo de Páscoa recheado de mousse

Como o ovo de Páscoa não pode faltar, que tal trazê-lo para este cardápio com um diferencial? Basta seguir a deliciosa receita de Mini Ovo de Páscoa recheado com mousse.

Vinho para acompanhar

Em relação ao vinho que melhor acompanha este cardápio, há certa divergência entre os especialistas. Os pratos que levam bacalhau foram introduzidos em nossa culinária pelos portugueses e eles harmonizam estes pratos com vinhos tintos de boa estrutura. 

"O vinho tinto dá robustez à refeição, mas outros especialistas preferem os brancos mais encorpados, com passagem em barricas de carvalho, mais maduros, combinando bem com o forte sabor do bacalhau”, explica o chef.

Por isso a dica de Geraldo Mattos Vieira é optar por um vinho branco mais encorpado, pois assim é mais difícil de errar, já que os tintos necessitam de mais cuidado na escolha. “Apesar de preferir os brancos para acompanhar estes pratos, caso a pessoa tenha um bom conhecimento de vinhos ela pode arriscar um pouco na escolha de um bom tinto”, conclui. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Cardápio de Semana Santa: inove e surpreenda com os sabores da Páscoa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo