0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Aprenda a manter os cachos naturais e mais saudáveis

Especialista em cabelo cacheado e crespo ensina como deixar os fios saudáveis e bem cuidados

Paciência é o primeiro passo para passar pela transição e manter um cabelo cacheado bonito e natural.


Depois do boom das escovas progressivas, hoje, assumir o cabelo cacheado está em alta e se tornou motivo de orgulho para muitas mulheres. Mas abandonar o velho hábito de usar química para domar os fios, passar a usar um creme para pentear todos os dias e ter o dobro de cuidados, não é tarefa fácil para quem era acostumada com o cabelo alisado.

A boa notícia é que dificilmente uma cacheada volta a ser escrava da chapinhaCom o tempo e diante dos cuidados, é possível ver o resultado de um cabelo cacheado hidratado e bonito. "O principal é ter paciência e foco", garante a hairstylist especialista em cachos Mariana Duarte.

Assumindo os cachos

Quem passou anos dependendo da escova e da chapinha, provavelmente já se acostumou com o cabelo liso. E para o cabelo cacheado voltar ao natural é preciso passar por um processo de transição, ou seja, quando os fios não podem sofrer nenhum processo químico até que todo o resquício da escova progressiva ou relaxamento seja eliminado por inteiro.

Não é um processo fácil, já que a raiz natural do cabelo cresce e, se for bem crespa, pode incomodar por conta do volume. "Para começar a se acostumar, o ideal é seguir uma rotina capilar de hidratação, nutrição e reconstrução, assim ele cresce mais definido", explica Mariana.

Algumas mulheres vão cortando aos poucos até retirar as pontas lisas por completo. Há quem prefira começar do zero, cortando de vez e assumindo o cabelo cacheado mais curto, assim ele já cresce todo por igual. E por falar em corte, é muito importante conversar com um profissional que entenda do assunto, antes de mudar radicalmente. O corte perfeito pode deixar o cabelo cacheado com volume e caimento incríveis.

Cada cacheada tem um tipo de cabelo, que vai do menos ondulado ao mais crespo: 1, 2A, 2B, 2C, 3A, 3B, 3C, 4A, 4B e 4C. Dos 10 tipos de fios, cada cabeça pode conter 3 deles - o que faz mudar o tipo de creme usado e o corte a ser feito. Por isso é sempre bom falar com quem entende e garantir um resultado bem mais harmonioso.

Cuidados essenciais

A hidratação é o que a maioria das mulheres faz, seja em casa ou no salão, e serve para repor a água e a umidade dos fios. Para melhores resultados, é importante seguir corretamente o tempo que o creme deve ficar no cabelo.

A nutrição ou umectação nada mais é do que um "banho de óleo", que mantém a umidade (recuperada pela hidratação) dentro do fio. Os produtos para este fim devem ser passados por todo o cabelo seco, massageando desde a raiz às pontas. Entre os óleos mais usados estão o de coco, azeite de oliva, de rícino, de linhaça e qualquer outro tipo de óleo vegetal, geralmente encontrados em casas de produtos naturais.

"Esse processo dá brilho, maciez e balanço aos fios", afirma a hairstylist. A recomendação é deixar agir por 4 horas e, após este período, retirar o excesso com um shampoo sem sulfato, muito utilizado nos métodos de no e low poo. Para condicionar, aposte em um produto botânico, com forte concentração de plantas, que são naturais e consequentemente, mais saudáveis.

Já o processo de reconstrução desenvolve a proteína e os aminoácidos dos fios, repondo também a massa e a queratina dos cabelos. O ideal é fazer no salão com um profissional que use produtos especializados.


Sim ou não para o relaxamento

Na esperança de "abaixar" a raiz ou "abrir" os cachos, quem tem cabelo cacheado acaba optando por fazer o relaxamento ou qualquer outro nome parecido que o profissional ou a empresa dê ao método. No final das contas, o resultado acaba sendo mesmo: fios mais frágeis e quebradiços com o tempo.

Todo processo químico agride os fios, pois eles agem direto no córtex (onde se forma a estrutura) do cabelo. "Relaxamentos, progressivas, plásticas capilares, entre outros, mudam a estrutura do cabelo e fazem muito mal aos fios", explica Mariana.

A especialista garante que, apenas com os cuidados necessários, é possível domar o volume e manter o cabelo cacheado bonito e saudável. É bom lembrar também que o relaxamento não é compatível com a tintura e juntos, podem danificar ainda mais os fios.

Receita caseira para nutrir e hidratar as pontas secas

Ingredientes:
  • 1 abacate maduro, descascado e sem caroço
  • 3 ou 4 colheres (de sopa) de mel
  • 8 a 10 gotas de azeite de oliva
Como fazer:
  • Bata o abacate, o mel e o óleo em um liquidificador até misturar bem os ingredientes;
  • Aplique a mistura no cabelo molhado, principalmente nas pontas;
  • Enrole um filme plástico em volta da cabeça, cobrindo todo o cabelo com o produto; 
  • Deixe agir por 20 a 30 minutos; 
  • Enxague bem o cabelo, lave, condicione e modele como de costume.

Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Aprenda a manter os cachos naturais e mais saudáveis', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo