3
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dor nas costas na gravidez: conheça as causas e saiba como aliviar

Reclamação recorrente entre as gestantes, dor nas costas pode ser evitada com atitudes bem simples

Dores nas costas podem ser evitadas com pequenas mudanças de atitude.


Quem já passou ou está passando por uma gravidez certamente já sofreu de dor nas costas, que é um dos incômodos recorrentes que atingem as mulheres neste período. O que muitas não sabem, entretanto, é que isso pode ser evitado – ou aliviado – com atitudes bem simples e algumas mudanças de hábitos.

Antes de explicar como evitar ou aliviar estas dores é importante entender quais são as suas causas. De acordo com Patrícia Arie, Ginecologista e Obstetra da Clínica Vivitá, durante a gravidez o corpo da mulher sofre muitas modificações, o que levaria ao aparecimento destes e de outros incômodos.

“Alguns hormônios provocam uma frouxidão dos ligamentos musculares, incluindo os da coluna e bacia. Além disso, há uma alteração da postura, para manter a posição ereta e aumento do peso da mulher, devido ao crescimento do feto e do útero. Estes dois fatores afetam o equilíbrio do corpo. Também há perda do tônus abdominal, devido à distensão provocada pelo crescimento uterino. Isto acarreta em sobrecarga na parte inferior na coluna, podendo consequentemente gerar dores”, explica a especialista.

Como evitar dores nas costas na gravidez

Não precisa fazer nada muito complicado para evitar as dores nas costas, bastando apenas alterar alguns hábitos com o avançar da gravidez. Segundo a especialista, deve-se evitar:
  • ficar muito tempo sentada, principalmente com posturas inadequadas;
  • ganhar muito peso durante a gestação;
  • dirigir por muito tempo;
  • usar sapatos de salto alto;
  • sobrecarregar a coluna com movimentos repetitivos;
  • carregar pesos;
  • levantar-se de cadeiras com assento baixo;
  • subir escadas;
  • e pegar objetos do chão sem se abaixar corretamente.

Patrícia Arie destaca ainda que a prática de atividades físicas regulares também ajuda bastante. “Pode-se prevenir as dores realizando exercícios físicos adequados, de fortalecimento das estruturas musculares, que trabalham a postura adequada, além do condicionamento para exercer as funções diárias com a postura correta”.

Para as mamães de primeira viagem que ficam preocupadas com sua própria saúde e a do bebê, a especialista afirma que estas dores são normais e não trazem riscos para nenhum dos dois. Porém, “as dores também podem ser manifestação de outras causas, como de doenças da coluna, por exemplo”, alerta Patricia Aire.

Vale ressaltar que não é recomendado o uso de anti-inflamatório por gestantes. Mas há maneiras de aliviar as dores na coluna na gravidez, sem colocar em risco a saúde da mãe e do bebê. Segundo a ginecologista, "pode-se amenizar as dores através de analgésicos simples indicados pelo obstetra, fisioterapia, acupuntura, massagens, aplicação de gelo ou calor local, além de exercícios de alongamento e para correção postural”, conclui.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dor nas costas na gravidez: conheça as causas e saiba como aliviar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo