7
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Quando o relacionamento com homem casado ganha status de namoro

Conheça os prós e contras de se entrar numa relação com alguém comprometido

Relacionamento com homem casado tem prós e contras.


As relações extraconjugais, adultério e traição são temas sempre muito complexos. A paixão, a carência, o prazer e o amor costumam ser os sentimentos que levam algumas mulheres a começarem um relacionamento com homem casado. E se no passado o adultério foi seriamente condenado pela sociedade na maioria das culturas, hoje parece até ser um pouco cultuado. 

Não por acaso, o sucesso de sites de relacionamento direcionados a pessoas comprometidas - como o Ashley Madison - têm milhões de cadastrados. Mas, no caso das mulheres, será que todas entram em um relacionamento com homem casado com a esperança de que ele deixe a mulher?   

Ficar só com a 'parte boa'

Especialistas garantem que a busca por um relacionamento com um homem casado tem deixado de vir acompanhado da expectativa de um futuro compromisso. Nos dias atuais, principalmente com o desenvolvimento das relações abertas, muitas pessoas não consideram mais como um desvio de conduta ser infiel a alguém.

Os impedimentos de outrora, como a dignidade moral, as humilhações psicológicas, as doenças sexualmente transmissíveis e os aspectos legais (adultério já foi crime no Brasil) e econômicos são fatores que mudaram bastante na sociedade ao longo dos últimos 60 anos. 

E mais do que enxergar o envolvimento com alguém comprometido como traição, muitas mulheres acham vantajoso estar em um relacionamento com um homem casado

"Elas estão preferindo ficar somente com 'a parte boa' da relação. Muitas namoradas - sim, namoradas porque o termo amante para muitas é pejorativo e caiu em desuso - usufruem de prazeres, de vantagens econômicas e de poucas cobranças em relacionamentos sem compromisso", explica a psicanalista Diana Dahre,  presidente do Instituto Vida Positiva. 

O outro lado da relação com homem casado

Por outro lado, quando o envolvimento cria um vinculo maior, a esperança que o homem deixe a mulher oficial costuma vir com muito sofrimento. Sentimentos de depressão, baixa autoestima, ansiedade, sentimento de culpa e vergonha são muito fortes para essas mulheres.  

"O tempo limitado de estar com o outro muitas vezes se resume a atos sexuais pontuais, e quase nenhuma oportunidade de estar em lugares públicos com o outro", explica a psicanalista. 

E como a maioria das relações ainda são baseadas entre duas pessoas, os relacionamentos com homem casado acabam causando um sofrimento muito grande para as pessoas mais próximas como os cônjuges, os filhos, parentes e amigos mais próximos.

"Reavaliar e ter consciência dos impactos de um relacionamento com homem casado devem ser considerados. Quanto mais tempo o envolvimento seguir adiante, provavelmente mais riscos e pessoas estarão em jogo", alerta Diana.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Quando o relacionamento com homem casado ganha status de namoro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo