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Brócolis é rico em fibras e auxilia no emagrecimento

Vegetal também possui baixo índice glicêmico, o que favorece a saciedade

Saiba mais sobre os benefícios que o brócolis proporciona para a saúde!


O brócolis é um vegetal que proporciona uma série de benefícios para a saúde e auxilia no processo de emagrecimento. Além de contém poucas calorias (100 gramas possuem apenas 36 kcal).

É também rico em fibras naturais que garantem saciedade por mais tempo e estimulam o funcionamento do intestino, ajudando na eliminação de toxinas que impedem o emagrecimento.

Segundo Regina Su, nutricionista do Hospital Sepaco, o alimento também é rico em minerais como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas (A, C, B1, B2, B6 e K). Por ser fonte de magnésio e cálcio, ajuda na regulação da pressão arterial.

O vegetal também possui baixo índice glicêmico, o que significa que, ao consumi-lo, o sangue demora mais tempo para receber o açúcar do alimento, também favorecendo a saciedade.

Cheio de proteína

Outra razão para incluir brócolis no cardápio é o fato dele ser cheio de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais para o aumento da massa muscular. No vegetal é possível encontrar a mesma quantidade de proteínas de uma concha de feijão, por exemplo. Por isso, é fundamental para quem frequenta a academia.

A regulação dos hormônios também tem um papel importante para quem quer definir os músculos e ficar com a barriga lisinha. Por controlar os níveis de estrogênio no corpo e estimular a produção de testosterona, o vegetal contribui para o crescimento da massa magra.

Segundo a nutricionista, pesquisas recentes relatam que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, úlceras e gastrites. Além de todos esses benefícios, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, prevenindo o câncer de mama e até de pulmão.

Consumo

O brócolis pode ser preparado de diversas formas:  assado, cozido, ao vapor e grelhado. Também é muito apreciado cru, em saladas (confira nossa receita de salada de brócolis e couve-flor), ou como um ingrediente de várias preparações, tais como suflês, sopas, folhados, massas, tortas, bolos e refogados. 

Entretanto, segundo Regina, quando cozido em excesso, os brócolis perde grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. "O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada com pouca água e por pouco tempo, assim manterá todas as suas propriedades benéficas à saúde", ensina a nutricionista. 

Além disso, o alimento é muito perecível e deve ser guardado em sacos plásticos e mantido sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana. Para quem deseja definir pra valer o abdome, 1 xícara de chá do alimento por dia já é suficiente para alcançar o objetivo.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

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