0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Veja como o feng shui pode melhorar o trabalho

Técnica milenar de harmonização de ambientes, o feng shui pode ser aplicado até mesmo no pequeno espaço da mesa de trabalho
 
O feng shui pode ser aplicado até mesmo na área da mesa do trabalho.
 
O conceito pode parecer etéreo demais, mas a verdade é que quem já utilizou o feng shui para decorar ou organizar os ambientes costuma ficar surpreso com os resultados. Mas engana-se quem pensa que o feng shui só pode ser aplicado em um ambiente como um todo. Até em pequenos espaços, como a mesa do escritório, pode-se usar a técnica milenar chinesa.
 
“Quem já tem um trabalho e quer mantê-lo ou melhorar a vida profissional, não precisa ter uma sala só para si. Até mesmo somente na mesa é possível aplicar a técnica. Mas quem está desempregado e não tem um ambiente de trabalho, essa é a hora certa de ativar o 'guá' do trabalho em casa”, orienta a arquiteta especialista em decoração de ambientes, Regina Simões.
 
Para Regina, no escritório, o importante é ativar certos guás – área na qual circulam determinadas energias específicas. De acordo com o feng shui, numa mesa de trabalho a posição da cadeira é o guá sul, de onde se parte para posicionar o baguá (imagem abaixo), a régua utilizada na aplicação do feng shui.
 
Num cômodo ou na casa, a porta da entrada é o ponto sul, ou seja, o ponto de partida para posicionar o baguá. Para determinar os guás do cômodo (ou de qualquer área), deve-se alinhar o ponto sul do ambiente ao ponto sul do baguá (que corresponde a trabalho). Em casa, o guá do trabalho deve ser ativado com decoração nas cores preta e azul marinho e elementos de metal.
 

Como usar o baguá na mesa de trabalho

Caso não tenha um amigo ou conhecido que entenda um pouco de feng shui, a internet é a solução. “Hoje em dia existem vários sites com tutoriais de como aplicar o baguá (foto acima) na mesa de trabalho. Não é difícil”, explica a arquiteta Regina Simões. A especialista orienta a seguir três passos básicos:
 
1) faça um desenho ou tire uma foto e depois imprima de cima de sua mesa de trabalho, incluindo a cadeira onde senta;
 
2) coloque um ponto onde é o centro da 'planta', coloque a parte onde está escrita ‘trabalho’ no baguá posicionada na cadeira onde se senta e depois aproxime o meio;
 
3) trace, com a régua aguá, um octógono por cima da planta. Depois trace linhas que saem de cada ângulo do baguá e vão se cruzando no ponto central. Os espaços entre estas linhas são os 'guás' da sua mesa.
 
A técnica do feng shui no trabalho, portanto, em nada difere da aplicação em plantas de imóveis ou de cômodos. As diferenças e dificuldades são porque nem sempre as empresas permitem muitos enfeites nas mesas.
 
Também os espaços em uma mesa de trabalho que formam os 'guás' são mais estreitos, quando comparados aos de uma casa. Nesse caso, corre-se o risco de acabar enfeitando demais a mesa, o que  pode atrapalhar em vez de ajudar o fluxo de energia.
 

Criatividade, prosperidade e sucesso no trabalho

Segundo Regina Simões, sua experiência em decorar escritórios e consultórios mostra que a maior preocupação dos profissionais no trabalho é ativar três das oito áreas de energia propostas pelo feng shui: criatividade, prosperidade e sucesso.
 
Esses três 'guás' podem ser ativados com cores e objetos adequados, nas áreas correspondentes de acordo com os espaços traçados na aplicação da régua baguá. “Por exemplo, o elefante é um ótimo enfeite para ser colocado no guá da prosperidade, assim como um Buda dourado. Peixes e uma fonte, mesmo pequena, são excelentes. A água e os elementos que indicam movimento são adequados para atrair prosperidade”, diz a arquiteta.
 
O elefante é uma imagem positiva para atrair prosperidade no feng shui.
 
Mas nem sempre as pessoas se sentem à vontade para colocar certos enfeites em um ambiente de trabalho. Aí deve-se dar preferência a objetos nas cores daquele guá. As cores da prosperidade segundo o feng shui são dourado e amarelo, mas também o azul.
 
 “Mesmo que seja através de um discreto bloco de notas ou de uma pasta de documentos. Objetos que lembrem como um porta lápis na cor adequada já faz efeito. Pode ter objetos delicados e ninguém vai perceber que ali foi aplicada a técnica de feng shui”, ensina a  arquiteta.
 
No guá do sucesso, normalmente em frente a cadeira de trabalho, a cor vermelha é fundamental. “Uma cliente botou um vaso fino com uma flor vermelha artificial e funcionou. Dependendo de onde fica o computador, um descanso de tela com elementos e cores favoráveis ao guá é um grande aliado”, diz Regina.
 
Para ativar a criatividade, pedras, objetos de mármore ou granito, também fotos ou gravuras de obras de arte. As cores desta área são o branco e tons pasteis.  
 

Organização: palavra de ordem do feng shui

A arquiteta lembra que de nada adianta colocar cores e elementos adequados à técnica de feng shui no trabalho se a mesa ou o ambiente da casa, onde fica o guá do trabalho, são desorganizados. Para acabar com essa tendência de fazer uma grande arrumação e depois ir deixando o ambiente ficar bagunçado de novo, é preciso disciplina.
 
Preste atenção no seu fluxo de trabalho. O que normalmente você faz logo que chega para trabalhar. Depois, desenhe ou escreva seu fluxo. “Anote todas as tarefas do dia em um único lugar: um tablet, um caderno, uma agenda. E vá riscando ou pagando à medida que as realize. Evite post-it, eles tendem a se ‘procriar’ ao redor da tela do computador e nem sempre ajudam”, indica a especialista.
 
Usar pastas em vez de deixar papéis espalhados e fazer pequenos arquivos também é bom. Quando se conhece seu sistema de trabalho, fica mais fácil saber o que usa mais. Deixe à mão somente o necessário. Os demais objetos ou informativos que não se usa sempre, devem ficar em armários.
 
O ambiente onde se vive ou se trabalha reflete a vida. Quando está desorganizado, o fluxo de energia vital também bloqueia e tudo parece ficar mais difícil, pesado. Mesmo quem não acredita, eu sugiro aplicar a técnica . E depois peço para me contarem”, desafia a especialista.
 
Copyright foto: iStock, Reprodução / Instagram e Reprodução / Site Blog.adrianascartaris.com.br

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Veja como o feng shui pode melhorar o trabalho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo