0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Veja como tratar e prevenir o surgimento das varizes

Este problema vascular atinge especialmente as mulheres grávidas, sedentárias ou que estão acima do peso

Varizes são veias dilatadas que surgem, especialmente, na região das pernas e pés.


Aquela sensação de inchaço ou formigamento nas pernas pode ser muito mais que apenas sinal de cansaço diário. Estes sintomas, assim como câimbras, dores e até coceiras, estão relacionados ao aparecimento daquelas veias dilatadas e tortuosas, conhecidas como varizes. E muito mais que um problema estético, especialistas afirmam que é preciso tratá-las como doença vascular.

As varizes surgem nos membros inferiores, como pernas e pés, e são causadas por dificuldades no retorno do sangue das veias para o coração. Com isso, o fluxo sanguíneo fica acumulado, provocando a dilatação dos vasos. Fatores genéticos, como predisposição familiar a doenças vasculares, também contribuem para o aparecimento das varizes assim como a permanência em pé ou na mesma posição durante longos períodos. 

Doença de mulher? 

Os homens podem ter varizes, mas a maior incidência acontece em mulheres. O motivo? Os hormônios. Por isso, gestantes e aquelas que usam pílulas anticoncepcionais ou fazem reposição hormonal podem antecipar o surgimento deste problema. “Algumas mulheres têm uma maior tendência às varizes, o que pode ser atribuído ao fator familiar e número de gestações”, explica o médico Josualdo Euzébio da Silva, especializado em cirurgia vascular.

Pessoas idosas, obesas e sedentárias também constituem o grupo de maior risco. Assim como as fumantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, ao contrário do que muita gente pensa, não existe nenhuma relação entre a formação dessas veias dilatadas e a depilação ou uso de salto alto. Vale lembrar também que “em viagens longas não haverá piora das varizes, mas pode aumentar a incidência de trombose venosa profunda, sendo necessária a consulta com especialista para uma orientação mais personalizada”, esclarece o especialista. 

Meias de compressão funcionam? 

De acordo com Kasuo Miyake, médico especialista em cirurgia vascular, “em um estágio da doença mais avançado, elas podem provocar pigmentação, descamação, coceira e feridas na pele”. O médico explica que a meia de compressão é a intervenção número um para o tratamento do problema. “Consegue-se até evitar uma cirurgia se o paciente tiver apenas queixa funcional e não estética. A meia vai diminuir o inchaço, cansaço e as dores ao final do dia”, afirma.

É importante que, ao perceber os indícios do surgimento da doença, a pessoa procure um médico vascular. Somente um especialista pode diagnosticar o estágio do problema e indicar o tratamento adequado, seja através de cirurgia ou com o uso das meias.


Tratamento e prevenção  

O médico Josualdo Euzébio da Silva pontua que o tratamento das varizes acontece de acordo com o tipo do problema. “A intervenção pode ser realizada no consultório com escleroterapia, por meio do uso de medicamentos injetados no interior das varizes (vasinhos) ou através do laser, que funciona eliminando o vaso pela oclusão”, exemplifica. “Em varizes mais grossas, pode ser necessário o tratamento cirúrgico convencional com a retirada das varizes ou uso de laser ou radiofrequência”, completa.

Para evitar as varizes, o especialista recomenda o controle de peso e prática regular de atividades físicas. Abaixo, confira algumas dicas que vão ajudar na prevenção: 
  • Evite ganhos exacerbados de peso;
  • Tenha uma alimentação saudável, com uma dieta rica em fibras;
  • Procure não ficar muito tempo parado, em pé ou sentado;
  • Não use cintas abdominais apertadas;
  • Pratique exercícios físicos com frequência e sob orientação médica;
  • Não fumar;
  • Use meias elásticas durante a gestação e evite hormônios anticoncepcionais;
  • No aparecimento dos primeiros sintomas, procure um médico especializado. 
Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Veja como tratar e prevenir o surgimento das varizes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo