0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Garganta inflamada: conheça causas e dicas caseiras para tratar

Muito comuns em adultos e crianças, as dores de garganta podem ser tratadas com medidas simples e fáceis de fazer em casa

Garganta inflamada: incômodo comum a adultos e crianças.


Além dos resfriados e sinusite,  garganta inflamada é um problema muito comum, especialmente em épocas mais frias do ano, como outono e inverno. Isso ocorre porque a garganta é, com frequência, a primeira área do organismo a reagir à baixa imunidade. As principais causas de inflamações e dores de garganta são infecções virais ou bacterianas e, dentre estas, as produzidas por vírus são as mais comuns. 

"Em crianças, nos primeiros anos de vida, as infecções de garganta são muito frequentes, devido à menor imunidade nessa época. À medida que a criança cresce ela vai ganhando imunidade e, então, a frequência dessas infecções diminui. A imunidade pode diminuir por exposição ao ar frio, facilitando a infecção", explica o médico pediatra, José Mataruna.

De acordo com especialistas, agasalhar-se adequadamente é a medida adequada para prevenir as infecções das vias aéreas superiores.
Colocar mãos ou objetos sujos na boca também pode causar infecções na garganta e até problemas  gastrintestinais. 

"As infecções virais das vias aéreas superiores são facilitadas pela aglomerações de pessoas. As creche, escolas e hospitais são ambientes propícios para o contágio. Os adultos e crianças com alergias respiratórias são mais suscetíveis a infeções respiratórias", orienta o Dr. Mataruna.  

A maioria das inflamações de garganta desaparecem espontaneamente, de três a quatro dias após seu surgimento. Mas caso seja necessário, o médico poderá receitar antibióticos para eliminar as infecções bacterianas. Nos casos graves, em que o paciente sinta muita dor, especialmente ao engolir, podem ser receitados anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou aspirina. 

Dicas alternativas contra garganta inflamada

Além dos medicamentos tradicionais, a medicina homeopática e a alimentação podem colaborar para evitar os problemas de garganta inflamada. Veja a seguir algumas receitas alternativas e caseiras para tratar o mal, antes de recorrer ao médico.

  • Alimentação. Tome muita água, suco de frutas cítricas e evite alimentos lácteos (estimulantes de muco) e açúcar. Use bastante alho cru nos temperos e molhos à base de limão e vinagre de maçã, devido às  suas propriedades anti-inflamatórias e adstringentes naturais; 

  • Homeopatia. Dois remédios da medicina homeopática podem ser encontrados facilmente em farmácias especializadas, ajudando a combater a garganta inflamada. Segundo o livro Dicionário da Medicina Natural (Editora Reader's Digest), O Hepar sufuris 30 é bom para tratar dores de garganta causadas por resfriado. Já o medicamento homeopático Phitolacca 30 é indicado para a garganta inflamada e dolorida, com vermelhidão e dificuldade de engolir;

  • Gargarejo. O ideal é fazer um gargarejo pela manhã e outro à noite com infusão morna de chá de erva-cidreira com gengibre. Também gargarejo com água morna e uma colher de café de sal ou bicarbonato de sódio é uma boa dica para acabar com o desconforto da garganta inflamada;

  • Bebida curativa. Leite morno com açúcar queimado. Queimar duas colheres de açúcar em uma panela, como no preparo de uma calda de caramelo, e depois jogar uma xícara de leite. O preparo deve ser tomado quando ainda estiver quente (mas suportável para a ingestão).

Atenção: apesar de muito comum, os sprays de gengibre, romã ou própolis vendidos em lojas de produtos naturais podem ter um efeito antagônico à cura. Alguns estudos clínicos revelam que essas substâncias acabam por aliviar a dor por um efeito anestético

Assim, sem sentir dor, o paciente pode acabar agravando a inflamação ao voltar a falar ou a tomar bebidas geladas, e a partir daí o quadro pode evoluir para uma infecção. 

E, claro, se os sintomas da garganta inflamada persistirem mesmo após as medidas paliativas e caseiras terem sido tomadas, é fundamental a consulta a um médico especialista.

Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Garganta inflamada: conheça causas e dicas caseiras para tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo